Jornal Povo

Cristo Redentor se ilumina de laranja em homenagem ao Dia do Gari

O Cristo Redentor ganhou iluminação laranja na noite deste sábado (16). É uma homenagem ao uniforme dos trabalhadores da companhia de limpeza da cidade do Rio de Janeiro, para comemorar o Dia do Gari.

Nas redes sociais da Comlurb, artistas e personalidades cariocas, como o ex-jogador Zico, postaram mensagens de apoio e agradecimento ao trabalho dos garis. Na mensagem, Zico agradece aos garis e os chama de “parceiros”.

https://twitter.com/comlurbcomunica/status/1261768322506514433?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1261768322506514433&ref_url=https%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Frj%2Frio-de-janeiro%2Fnoticia%2F2020%2F05%2F16%2Fno-dia-do-gari-cristo-redentor-ganha-iluminacao-na-cor-laranja.ghtml
https://twitter.com/i/status/1261672922973962240

O cantor e compositor Gabriel o Pensador, que gravou uma música com participação da gari Vera Lúcia, escreveu:

“Os garis merecem todas as nossas homenagens! Hoje o Cristo Redentor está laranja e todos devemos aplaudir essa galera que cuida da limpeza urbana. Obrigado e parabéns, hoje e sempre”

A homenagem foi um pedido de Renato Sorriso depois de um live do Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor. Sorriso trabalha na Comlurb e ficou conhecido no carnaval carioca depois de sambar com uma vassoura nos intervalos das escolas.

Abrigo de ônibus na Avenida Brasil, altura de Deodoro — Foto: Divulgação/Comlurb
Abrigo de ônibus na Avenida Brasil, altura de Deodoro — Foto: Divulgação/Comlurb

“ É preciso que tenhamos consciência sobre o descarte correto do lixo para proteger a saúde daqueles que continuam nas ruas trabalhando por nós, os garis”, destacou o Padre Omar.

Por conta das medidas restritivas, a Comlurb não poderá fazer um encontro para homenagear a categoria. O objetivo é mostrar a importância dos profissionais da limpeza trabalhadores essenciais que durante a pandemia do novo coronavírus.

A ação também é educativa para lembrar a importância do descarte correto e seguro dos materiais como máscaras e luvas, muito usados neste momento pela população.

Outras ações em homenagem aos garis também acontecem nas redes sociais da companhia. Vídeos com depoimentos de fãs mirins e dos próprios garis são compartilhados na conta da Comlurb.

“Não poderíamos nunca, mesmo durante essa pandemia, deixar de homenagear nossos garis. Eles estão nas ruas trabalhando, ajudando a cidade e a população a atravessar esse momento tão difícil. Agradecemos à Arquidiocese do Rio por esse ato de generosidade de colocar o maior símbolo da cidade, o Cristo Redentor, com a cor do uniforme dos garis. Eles merecem todas as homenagens e nosso eterno agradecimento”, disse o presidente da Comlurb, Paulo Mangueira.

Gari lava rua da comunidade da Providência, no Centro do Rio — Foto:  Divulgação/Comlurb
Gari lava rua da comunidade da Providência, no Centro do Rio — Foto: Divulgação/Comlurb
Renato Luiz Feliciano Lourenço. conhecido como Sorriso, e outros funcionários da Companhia de limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) participam de um samba para comemorar o Dia do Gari na Praça Mauá, no Rio — Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP
Renato Luiz Feliciano Lourenço. conhecido como Sorriso, e outros funcionários da Companhia de limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) participam de um samba para comemorar o Dia do Gari na Praça Mauá, no Rio — Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP

Fonte: G1