Jornal Povo

Deputado Gil Viana, pré-candidato a prefeito em Campos pelo PSL, morre de Coronavírus

O deputado federal Gil Viana, do Partido Social Liberal, o PSL, morreu na noite desta terça-feira (19) de Coronavírus. O parlamentar que fazia parte do ex-partido do presidente Jair Bolsonaro tinha 54 anos e estava internado no Hospital da Unimed de Campo dos Goytacazes.

Gil estava internado há 8 dias. Até a noite desta segunda-feira (18) o quadro dele era estável. Mas já no final da tarde desta terça-feira ele já começou a peder oxigenação e teve uma parada cardíaca.

O parlamentar começou a sentir os sintomas da Covid-19 por volta do dia 5 de maio. Ele chegou a fazer o exame PCR numa unidade de saúde do Rio onde testou positivo. Depois disso foi encaminhado para internação no Hospital Unimed, onde ficou até morrer.

Gil Manhães Vianna Junior (Campos dos Goytacazes, 10 de julho de 1965) era ex-oficial da Polícia Militar e do Exército Brasileiro, onde atuou por 27 anos. Cumpria o mandato de deputado estadual do Rio de Janeiro pelo PSL. Em 2014, então filiado ao PR, concorreu a uma vaga na ALERJ para a legislatura 2015-2019, sendo eleito suplente em coligação. Após mudar para o PSB, assumiu o mandato de deputado em 2017 após Pedro Fernandes assumir secretaria no Governo Pezão. Em 2018, deixou o PSB e se filiou ao PSL. Tentou reeleição ao cargo e foi eleito com 28.636 votos. Esse ano ele disputaria as eleições para prefeito da cidade de Campos.

O presidente da Alerj, André Ceciliano, anunciou que vai decretar luto oficial por três dias. Amanhã, às 15 h, Gil Vianna receberá homenagem fúnebre em reunião virtual do parlamento. Em seguida, os trabalhos serão encerrados, com a suspensão da pauta de projetos programada para semana.