Jornal Povo

Caos na saúde de Itaguaí e prefeito sem dar as caras

Prefeitura não tem tomado devidas providências no combate ao Covid-19. Único hospital do município está em situação precária. Vereador move ação popular que já está no Ministério Público pedindo respostas ao prefeito.

Abandono. Essa palavra define a situação da saúde de Itaguaí, Região Metropolitana do Rio. O município já tem 149 casos de covid-19 e 24 mortes causadas pela doença. E como se já não bastassem os danos da pandemia, a população tem que fazer de tudo para não ficar doente, porque se isso acontecer estarão entregues à própria sorte. Os postos de saúde estão em péssimas condições. O único hospital do município está entregue as moscas, e a entrega do Hospital de Campanha da região ainda não foi feita. E quando tudo não podia ficar pior, mais um problema: O prefeito Charlinho Busatto (MDB) não tem dado muito as caras na cidade.

Vereador André Amorim ingressou com ação popular para oque o prefeito Charlinho cuide da saúde fo município.

E apesar do sumiço, Charlinho estará na reinauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que foi fechada em 2016, na próxima segunda-feira (25). Embora sua presença esteja confirmada nessa reinauguração, o projeto de reabertura da UPA sequer partiu dele. Pelo menos é o que diz o vereador André Amorim (PR). André alega que o projeto de reabertura da UPA partiu dele, e que o prefeito Charlinho tem não feito muita coisa pela saúde da cidade. O vereador chegou até a mover uma ação popular que já está no Ministério Público, que obriga o prefeito a tratar de maneira mais eficaz os problemas que assolam a saúde de Itaguaí e dificultam ainda mais o combate a Covid-19. Nessa ação popular, que o vereador diz não ter o intuito de cassação do mandato de Charlinho e sim apenas pedidos de providências, constam a solicitação de melhorias urgentes no Hospital São Francisco, funcionamento dos postos de saúde do município e a continuidade do projeto do Hospital de Campanha no espaço do Centro Municipal de Especialidades (CEMES).

Hospital São Francisco em péssimas condições

O Hospital São Francisco, o único de Itaguaí, está em situação de calamidade pública. Tetos com goteira, leitos e banheiros sujos e até mesmo ratos e baratas no meio de pacientes e funcionários são situações normais dentro da unidade de saúde. E não é só isso: Pacientes com covid-19 que vão para o hospital são atendidos junto com pacientes de outras doenças. A situação foi alvo de reportagem da TV Globo, onde funcionários denunciaram a precariedade da unidade de saúde. Equipamentos de Proteção As máscaras de proteção são reaproveitadas por até 15 dias, dormitórios dos profissionais de saúde em condições insalubres. Além disso, o servidor que estiver com os sintomas da covid-19 tem que continuar trabalhando, oferecendo risco a outras pessoas.

A Câmara de vereadores de Itaguaí já entrou com pedidos de resolução para o caso inúmeras vezes, solicitando explicações da secretaria de saúde do município e da diretoria do hospital, mas nenhuma delas foi atendida.  

“Depois de mais de 20 ofícios dando sugestões ao prefeito de como melhorar e buscar soluções. Depois da Câmara Municipal convocar por mais de duas vezes a secretária de saúde e o diretor do hospital e eles não comparecerem, eu achei que a população não tinha mais  escolha, a não vir a justiça, para que a prefeitura e o prefeito se posicionem exclusivamente nesse aspecto da ação popular em relação ao que está sendo feito e o precisa ser feito no combate ao coronavírus”, disse o vereador André Amorim em vídeo pelas redes sociais explicando o motivo de ter movido a ação popular contra o prefeito Charlinho.

 

O polêmico Charlinho

Charlinho acumula episódios polêmicos em sua trajetória como prefeito de Itaguaí. Ele já teve pedido de impeachment protocolado pelo menos quatro vezes. O mais recente foi em março deste ano, quando Charlinho e o vice-prefeito Aberlardo Goulart, foram acusados de nepotismo. Charlinho nomeou sua esposa, Andreia Busatto, como secretária de Educação, enquanto o vice-prefeito nomeou a filha, Érika Goulart, para ser secretária de esportes. O afastamento dele da prefeitura foi aprovado na câmara de vereadores de cidade por 14 votos a favor contra 4 contrários. Entretanto, mesmo com tantos votos contra, Charlinho continua à frente da gestão municipal de Itaguaí.