Jornal Povo

Cornélio Ribeiro confirma pré candidatura em Nova Iguaçu: ” Volto para política por amor a minha cidade “

O empresário, ex-vereador, deputado estadual, federal e secretário de Estado, Cornélio Ribeiro, após se afastar por decisão própria da vida pública por mais de 14 anos resolveu retornar às atividades políticas e aceitou o desafio de ser pré-candidato a prefeito de Nova Iguaçu.
Ficha limpa, Cornélio Ribeiro jamais teve seu nome envolvido em escândalos ou desvio de conduta durante todo tempo que esteve na política. Empresário bem sucedido e morador de Nova Iguaçu há 63 anos, Cornélio destaca o seu amor à cidade e a seu povo como principal motivo para o seu retorno.
O pré-candidato disse que o município precisa de um bom gestor, honesto e comprometido com o desenvolvimento. Ele pretende fazer uma administração austera com foco no combate a corrupção e na correta aplicação do dinheiro público. Ele a aponta o gerenciamento da cidade o seu principal problema dos últimos 20 anos e polemiza ao afirmar que a “a má gestão é a irmã gêmea da corrupção”.
Desenvolvimentista, Cornélio Ribeiro anuncia a construção da cidade administrativa, concentrando prefeitura, câmara de vereadores, secretaria
s. Cornelio tambem quer construir um novo hospital geral a ser localizado na Estrada de Madureira

CORNELIO RIBEIRO E O VEREADOR MARCELO LAJE PRÈ CANDIDATO A VICE PREFEITO EM SUA CHAPA

Jornal POVO – Após 14 anos de afastamento da vida pública, o que lhe motivou a retornar e se lançar candidato à prefeitura de Nova Iguaçu?
Cornélio Ribeiro – O Sonho e o amor: Sonho transformar o lugar que vivo há 63 anos, em uma cidade moderna, acolhedora, educadora, inclusiva e justa. Com a prestação de serviço público eficiente e de qualidade que atenda dignamente a população. E o Amor que tenho pelo povo e por essa terra que me proporcionou muita felicidade e que vive hoje uma situação de completo abandono.

Jornal POVO – O que te leva a acreditar que poderá sair vitorioso de um pleito que promete ser muito disputado?
Cornélio Ribeiro – O meu nome limpo, a minha trajetória política e empresarial e meu compromisso com a população. Não estou em busca de enriquecer. Não tolero corrupção e desvios. Tudo me diferencia dos adversários. Por isso acredito na vitória.
Jornal POVO – Você foi vereador, deputado estadual , federal e secretário de Estado e se mantém um político ficha limpa. Qual o segredo ou fórmula para isso?
Cornélio Ribeiro – Ser bom caráter. O caráter é uma característica presente em todos os seres humanos. Formar uma pessoa com bom caráter é imprescindível. A honestidade é um dos valores mais importantes na formação da personalidade e do caráter e a base de tudo isso é a estrutura familiar. Aprendi com meus pais, que eram semi-analfabetos a valorizar o trabalho honesto e de não se apropriar daquilo que não lhe pertence, pois essa virtude está diretamente relacionada ao modo como o indivíduo pensa, sente e reage nas mais diferentes situações da vida.

Jornal POVO –Qual é o perfil de candidato que você acha que o eleitor iguaçuano espera?
Cornélio Ribeiro – Gestor responsável. Honesto e trabalhador. A cidade de Nova Iguaçu vem sendo mal administrada nos últimos 20 anos. O dinheiro público mal aplicado e poucas realizações. A população espera um político que tenha capacidade gerencial, competência para arrecadar e aplicar o dinheiro público e honestidade na sua aplicação.
A má gestão é irmã gêmea da corrupção e a corrupção é o câncer que mata cada dia a administração pública e promove o caos. O prefeito da cidade tem que ser um grande gerente, competente e com capacidade de aplicar o dinheiro no que for necessário e prioritário para população sem permitir que haja desvios.
Jornal POVO – Como recuperar economicamente as cidades após a Pandemia do Coronavírus?
Cornélio Ribeiro – As cidades já vêm sofrendo com problemas econômicos desde o ano de 2013. O quadro que se vislumbra pós pandemia é devastador. O que precisaremos é de entendimento e união. Primeiro defendo que os gestores dos municípios da Baixada Fluminense, que representam uma população de mais de 4 milhões de habitantes adotem ações conjuntas de recuperação, através de parcerias públicas e fortalecimento das atividades empresarias comum. Segundo uma boa articulação com o governo federal, único capaz de socorrer e salvar as cidades.

Jornal POVO– O que o atual prefeito do município deixou a desejar em sua administração?
Cornélio Ribeiro – Como já falei os erros não são apenas do atual prefeito e sim das administrações que se sucederam nos últimos 20 anos. Faltou um plano de gestão para cidade com metas a serem alcançadas. Também faltou um projeto de desenvolvimento com foco no crescimento econômico e social. Nestes 20 anos, a única obra pública feita na cidade foi a construção de um viaduto que se arrastou pela gestão de dois prefeitos e só foi concluída com aplicação do dinheiro do Estadual. A maior falha do atual prefeito, foi ter se revelado um gestor fraco, com pouca capacidade gerencial e que por omissão permitiu que houvesse desvio de finalidades em sua administração
Jornal POVO – O que considera prioritário a ser feito pela nova administração pública em Nova Iguaçu?
Cornélio Ribeiro – Precisamos ter metas a serem atingidas. Mas a primeira delas é equilibrar as contas públicas para melhorar o caixa que garantirão os investimentos. Isso passa por enxugar a máquina pública, cortando cargos, revendo todos os contratos, buscando economizar e agindo com muito rigor no combate à corrupção.
Jornal POVO – E obras e realizações?


Cornélio Ribeiro – Quero construir a cidade administrativa e um novo hospital. Na cidade administrativa a ser erguida na área do Aeroclube, concentraremos toda gestão dos serviços públicos da cidade, ou seja: Prefeitura, Câmara, Secretarias Municipais e órgãos do judiciário. Também concentraremos na cidade administrativa o novo hospital com característica regional e capaz de desafogar o hospital da Posse, cujo a capacidade de atendimento à população já está superada. Outro projeto que tenho em mente, cuja execução é mais complexa e que depende de uma articulação estadual e federal e conseguir a unificação de Nova Iguaçu, que hoje é uma cidade dividida pela linha férrea, e que cada lado tem características sócio econômicas diferenciadas. A construção de um mergulhão, pelo menos na região central, proporcionaria a unificação da cidade. Também teremos um plano de desenvolvimento dos bairros, através de saneamento, urbanização e melhoria dos serviços públicos de saúde, educação e assistência social.
Jornal POVO – O que a população deve esperar de Cornélio Ribeiro Prefeito?
Cornélio Ribeiro – Um prefeito dedicado 24 horas para cumprir os projetos e metas que apresentaremos à população durante a campanha. Um gestor zeloso com o dinheiro público que garanta a aplicação certa de cada centavo arrecadado na cidade. Um homem público que vai manter o entendimento permanente com os governos federal e estadual, e com os prefeitos vizinhos para garantir a execução de projetos para a população.