Jornal Povo

Alerj vota em projeto que prevê redução de mensalidade em escolas e universidades particulares

A Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta terça-feira o projeto de lei 2.052/20, que prevê descontos de até 30% nas mensalidades de universidades e escolas particulares, proibindo reajuste nas mensalidades e demissões e descontos em atividades extracurriculares será de no mínimo 50%. Segundo a medida, que está em discussão única, as instituições privadas de ensino podem ser obrigadas a reduzir o valor das mensalidades enquanto permanecerem os decretos do Governo do Estado que estabeleceram o plano de contingência do novo coronavírus.

Por ter recebido emendas, a redação final do projeto ainda poderá ser alterada durante a votação.

Caso aprovada, a norma valerá para todos os segmentos de ensino privado, sendo eles: pré-escolar, infantil, fundamental, médio, médio técnico e superior.

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj, o deputado Waldeck Carneiro (PT) afirma que a tendência é a definição de um desconto progressivo com base no valor da mensalidade e margem de lucro das escolas e universidades. “O serviço contratado, a educação presencial, ou foi suspenso ou está sendo oferecido a distância. Por isso é preciso haver uma repactuação. Mas precisamos olhar o lado das instituições de ensino, para não tratar desiguais de forma igual. O sistema tem instituições que são conglomerados educacionais com lucros elevados, e também escolas de bairro, comunitárias, por isso é preciso diferenciar”, destacou.

O deputado Flávio Serafini (PSOL), presidente da Comissão de Educação da Casa, afirmou que o objetivo é prevenir conflitos judiciais. “Depois de reuniões e de ouvir diversos segmentos que nos procuraram, inclusive a defensoria pública, fizemos emendas para estender o escopo do projeto, por exemplo, especificando o trancamento de disciplinas e a cobrança de algumas taxas. Também tratamos da mesa de negociações entre as escolas, os responsáveis e os alunos. A ideia é pacificar o tema e evitar que a única saída seja a Justiça”, concluiu.

Fonte: Meia Hora

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.