Jornal Povo

Amazonas inaugura ala de hospital exclusiva para tratar indígenas com Covid-19

Foi inaugurada na manhã desta terça-feira (26) uma ala para atender indígenas com Covid-19 no hospital Nilton Lins, em Manaus.

O local tem 53 leitos —33 clínicos, 15 de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e cinco de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários —, uma sala para os pajés e espaço para armar redes.

De acordo com o governador Wilson Lima (PSC), profissionais de saúde e representantes da comunidade indígena foram consultados para a construção do lugar, para que se adequasse aos costumes e tradições de cada povo. Ele também disse que a ala atenderá não somente os que vivem em aldeias, mas qualquer um que se declare como indígena.

O Amazonas concentra 470 dos 824 casos confirmados entre indígenas pela Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena). O órgão contabiliza somente os episódios dentro de regiões atendidas pelos DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas).

A inauguração contou com a presença do ministro interino da Saúde, o general Eduardo Pazuello, que cumpre agenda em Manaus. Ele não participou da entrevista coletiva após o evento.

Ala indígena no hospital Nilton Lins em Manaus
Ala indígena no hospital Nilton Lins em Manaus tem espaço para armar redes e sala do pajé

Fonte: CNN