Jornal Povo

Manifestantes invadem delegacia em Minneapolis em protesto contra morte de George Floyd

A cidade americana de Minneapolis enfrentou na quinta-feira (28) a terceira noite consecutiva de protestos pela morte de George Floyd durante uma violenta ação policial. Os manifestantes invadiram uma delegacia, incendiaram carros e imóveis.

A revolta começou na segunda-feira (25) após a divulgação de um vídeo que mostra a abordagem policial ocorrida do lado de fora de um supermercado da cidade, que fica no estado de Minnesota. Um policial branco se ajoelhou no pescoço de Floyd por quase oito minutos, enquanto ele se queixava de que não conseguia respirar. Floyd, que foi detido por supostamente usar uma nota falsificada de 20 dólares, morreu depois em um hospital.

Policial foi filmado com o joelho sobre o pescoço de George Floyd — Foto: AFP/Facebook / Darnella Frazier
Policial foi filmado com o joelho sobre o pescoço de George Floyd — Foto: AFP/Facebook / Darnella Frazier

Policiais tentaram conter os manifestantes na noite de quinta-feira com balas de borracha. Os bombeiros informaram que foram chamados para apagar incêndios em 16 locais diferentes entre quarta (27) e esta quinta.

governador Minnesota, Tim Walz, pediu a intervenção da Guarda Nacional e o presidente Donald Trump, no Twitter, disse que enviará as tropas para o estado e que assumirá o controle caso haja “qualquer dificuldade”.

A Guarda Nacional de Minnesota disse que mobilizou mais de 500 soldados para ajudar as autoridades locais, e principalmente os bombeiros, em Minneapolis, St. Paul e arredores.

Manifestantes em frente a delegacia Minneapolis — Foto: Kerem Yucel / AFP Photo
Manifestantes em frente a delegacia Minneapolis — Foto: Kerem Yucel / AFP Photo

Morte de George Floyd

Os distúrbios começaram depois que, na segunda-feira (25), a polícia tentou prender Floyd do lado de fora de um supermercado de Minneapolis, porque ele era suspeito de ter feito compras com notas falsas. Um espectador gravou a abordagem da polícia. Um policial se ajoelhou no pescoço de Floyd por quase oito minutos, enquanto ele se queixava de que não conseguia respirar – ele depois morreu.

O Ministério Público dos EUA e o FBI em Minneapolis disseram que estavam conduzindo “investigação criminal robusta” sobre a morte de Floyd.

Fonte: G1