Jornal Povo

4ª noite de protestos nos EUA por morte de George Floyd deixa mortos e centenas de pessoas presas

Um homem e um agente federal morreram e centenas de pessoas foram presas ao redor dos Estados Unidos entre a noite de sexta (29) e a manhã deste sábado (30) durante protestos pela morte de George Floyd, homem negro que foi asfixiado por um policial branco e depois morreu em Minneapolis na segunda-feira (25).

Ao menos 20 cidades americanas tiveram protestos pela morte de Floyd, segundo a rede de televisão americana CNN.

O homem que morreu, um jovem de 19 anos, foi atingido depois que uma pessoa passou atirando de dentro de um carro contra uma multidão que protestava no centro de Detroit, no Michigan. A polícia ainda não sabe se ele fazia parte dos protestos.

O agente federal morreu depois de ser baleado durante as manifestações em Oakland, perto de San Francisco, na Califórnia. Um segundo agente foi atingido, segundo a polícia, mas sobreviveu. De acordo com as autoridades, 7,5 mil pessoas participaram das manifestações na cidade; houve prisões, mas o número de detidos não foi informado. Houve relatos de vandalismo, roubos, incêndios e ataques a policiais, diz a CNN.

Um manifestante passa por pichações em Oakland, Califórnia, na sexta-feira (29) enquanto protesta contra a morte de George Floyd, um homem negro algemado sob custódia da polícia em Minneapolis — Foto: Noah Berger/AP
Um manifestante passa por pichações em Oakland, Califórnia, na sexta-feira (29) enquanto protesta contra a morte de George Floyd, um homem negro algemado sob custódia da polícia em Minneapolis — Foto: Noah Berger/AP

Em Nova York, “dúzias” de pessoas foram presas, mas os protestos foram acalmados, informou a polícia.

Em Lincoln, no estado de Nebraska, os protestos da noite de sexta-feira continuaram até a manhã deste sábado; também houve prisões.

Em Portland, no Oregon, oeste do país, a prefeitura declarou estado de emergência. Um toque de recolher foi decretado até as 10h (horário de Brasília) deste sábado e depois, de novo, a partir da meia-noite até as 10h de domingo (31).

Manifestantes seguram tochas e um cartaz com a frase 'eu não consigo respirar', dita por George Floyd antes de morrer, durante protesto pela morte dele em Portland, no Oregon, na sexta-feira (29). — Foto: Dave Killen/The Oregonian via AP
Manifestantes seguram tochas e um cartaz com a frase ‘eu não consigo respirar’, dita por George Floyd antes de morrer, durante protesto pela morte dele em Portland, no Oregon, na sexta-feira (29). — Foto: Dave Killen/The Oregonian via AP

“Prédios queimando com pessoas dentro, roubos de negócios grandes e pequenos, ameaças e assédio a repórteres”, escreveu o prefeito, Ted Wheeler, no Twitter. “Tudo no meio de uma pandemia em que as pessoas já perderam tudo. Isso não é pedir mudança significativa nas nossas comunidades, isso é nojento”, disse.

Em Phoenix, no Arizona, os manifestantes causaram vários estragos no centro da cidade. “Propriedades no centro de Phoenix foram vandalizadas à medida que alguns manifestantes cometem comportamento criminoso, quebrando janelas e portas de empresas municipais e privadas e destruindo carros estacionados ao longo da rua”, escreveu a polícia da cidade no Twitter durante a madrugada.

Em Houston, no Texas, quase 200 pessoas foram presas durante protestos. A maioria será acusada de obstrução de vias, segundo um tuíte da polícia local. Segundo as autoridades, quatro policiais sofreram ferimentos leves e oito veículos da polícia foram danificados.

Manifestantes protestam pela morte de George Floyd em Houston, no Texas, na sexta-feira (29). — Foto: Mark Mulligan/Houston Chronicle via AP
Manifestantes protestam pela morte de George Floyd em Houston, no Texas, na sexta-feira (29). — Foto: Mark Mulligan/Houston Chronicle via AP

“Nossos policiais que foram atacados estão no hospital, carros de patrulha [foram] arruinados, empresas [foram] danificadas”, disse o presidente do sindicato de policiais de Houston, Joe Gamaldi, em um tuíte. “Não é isso que somos como cidade e comunidade. Protegeremos seu direito de protestar, mas não permitiremos que nossa cidade entre em caos”, declarou.

Em Minneapolis, no estado de Minnesota, onde ocorreu o caso, cerca de 50 pessoas foram presas. A polícia precisou chamar reforços para lidar com os protestos, informou a CNN.

Manifestante joga extintor de incêndio em prédio em chamas durante protesto pela morte de George Floyd em Minneapolis, Minnesota. — Foto: Chandan Khanna / AFP
Manifestante joga extintor de incêndio em prédio em chamas durante protesto pela morte de George Floyd em Minneapolis, Minnesota. — Foto: Chandan Khanna / AFP

Durante a noite e pela madrugada, também houve protestos em frente à Casa Branca, residência oficial do presidente Donald Trump na capital americana, Washington DC. Os manifestantes, que antes haviam percorrido a cidade, foram contidos por barreiras montadas por agentes do Serviço Secreto.

Em Atlanta, na Geórgia, vidro quebrado e tijolos foram deixados para trás depois de uma noite e uma madrugada de violência. Em Denver, no Colorado, a polícia usou objetos com pimenta para dispersar os manifestantes. O prefeito da cidade, Michael Hancock, chamou os protestos de cenas “desnecessárias, sem sentido e destrutivas”.

Morte de George Floyd

Policial foi filmado com o joelho sobre o pescoço de George Floyd — Foto: AFP/Facebook / Darnella Frazier
Policial foi filmado com o joelho sobre o pescoço de George Floyd — Foto: AFP/Facebook / Darnella Frazier

George Floyd morreu no dia 25 de maio, depois de ser asfixiado por 8 minutos e 46 segundos pelo policial branco Derek Chauvin em Minneapolis, no estado de Minnesota. Na sexta-feira (29), Chauvin foi detido e acusado de homicídio.

Segundo a acusação contra Chauvin, ele manteve seu joelho sobre o pescoço de Floyd durante os 8 minutos e 46 segundos, sendo que nos últimos 2 minutos e 53 segundos o homem negro já estava inconsciente. A autópsia informou, entretanto, que não houve “nenhum achado físico que apoie o diagnóstico de asfixia traumática ou estrangulamento”.

Caso George Floyd: homem morre após brutalidade de policial em Minneapolis

No entanto, o efeito conjunto de George Floyd ter sido asfixiado mais suas condições de saúde pré-existentes e a possibilidade de haver substâncias intoxicantes em seu corpo “provavelmente contribuíram para sua morte”, de acordo com a acusação.

Histórico

Vários homens negros morreram nas mãos de policiais nos EUA nos últimos anos:

  • Em 2015, Freddie Gray, de 25 anos, morreu sob custódia da polícia em Baltimore, no estado de Maryland. A morte dele foi depois qualificada como homicídio, mas o caso acabou sendo arquivado.
  • Em 2014, Michael Brown, de 18 anos, morreu depois de ser baleado por um policial em Ferguson, no Missouri.
  • Em 2009, Oscar Grant, de 22 anos, morreu depois de ser também baleado pela polícia em Oakland, na Califórnia, onde também houve protestos pela morte de Floyd.
Guga Chacra: ‘Policial que matou George Floyd matou porque é racista’
Guga Chacra: ‘Policial que matou George Floyd matou porque é racista’

Fonte: G1