Jornal Povo

Botafogo apoia protesto contra racismo e adere à campanha “Vidas negras importam”

O Botafogo reproduziu nesta segunda-feira as palavras que deram nome ao protesto que aconteceu no último domingo no Rio de Janeiro: “Vidas negras importam”. Via redes sociais, o clube apoiou a campanha contra o racismo e destacou ídolos negros que fizeram história em General Severiano.

O clube alvinegro se junta aos outros três rivais do estado, Flamengo, Fluminense e Vasco, que também se posicionaram contra o racismo.

Convocado nas redes sociais, o protesto “Vidas Negras Importam” foi contra a violência policial, principalmente nas favelas. Em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do estado, os manifestantes lembraram do menino João Pedro, morto aos 14 anos em casa, no Morro do Salgueiro, em São Gonçalo.

Começou e foi encerrado de forma pacífica, mas houve reação da polícia, que jogou bombas de efeito moral, disparou balas de borracha e causou correria.

No Brasil, o lema é o mesmo de uma série de protestos que ocorrem desde o dia 25 de maio nos Estados Unidos, após o negro George Floyd ter sido morto de forma brutal numa abordagem policial que foi filmada.

Fonte: GloboEsporte