A segunda-feira marcou o retorno das atividades no Vasco. Em São Januário, jogadores se reapresentaram e passaram por nova testagem para a Covid-19 e uma avaliação física (veja abaixo como foi o dia dos demais clubes). A terça-feira, quando todos os treinamentos estarão liberados pela prefeitura do Rio, terá continuidade desta pré-temporada fora de época.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/M/D/1y3MOKQeKKSLXIHgQrkw/castan.jpg)
Somente jogadores, preparadores físicos, fisiologistas, fisioterapeutas e médicos estiveram em São Januário – o CT do Almirante foi desativado. Para tal, cumpriram um rigoroso protocolo de segurança para diminuir a chance de contágio (veja o passo a passo abaixo), algo simulado no final de abril. Os 16 atletas que testaram positivo continuaram em isolamento nas suas residências.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/L/T/dYFzw4QyaFcwJ76I2LmA/fernando-miguel1.jpg)
Desde 4 de maio, após as férias forçadas por conta da pandemia do novo coronavírus, os atletas trabalhavam de casa em atividades orientadas e monitoradas por profissionais do clube. Portanto, neste primeiro dia de retorno, os jogadores passaram por exames de sangue e PCR e uma bateria de avaliações médicas, fisiológicas, fisioterápicas e nutricionais.
A ideia foi identificar possíveis lesões musculares, o percentual de gordura, a capacidade aeróbica, níveis de força e potência muscular e padrões de movimentos. De posse dos resultados, os profissionais vascaínos irão comparar com as informações da pré-temporada de janeiro. Assim, poderão traçar trabalhos individualizados. Há uma preocupação, por exemplo, da musculatura posterior da coxa, que costuma ter índice considerável de lesão em jogadores de futebol.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/B/V/KS003zQAOJsE04AyA4AQ/exames2.jpg)
– É importante entender o estado atual de cada atleta individualmente para a que a gente possa traçar condutas para diminuir ao máximo o efeito do período de inatividade. Assim, a gente vai prepará-lo para quando as autoridades liberarem os novos passos dos treinos de futebol – disse Marcos Teixeira, diretor médico, às Vasco TV.
Veja como é o passo a passo do jogador no Vasco
Triagem: jogador, membro da comissão técnica e funcionário chegam ao estádio, em horário separado por grupos, em seus veículos e já vestidos para o treino. Antes de descer, respondem a questionário sobre eventuais sintomas e estado de saúde, inclusive de quem mora com ele. Têm a temperatura medida por termômetro infravermelho, o que evita o contato. Recebe kit individual para hidratação e suplementação.
Estacionamento e cabine: estaciona o veículo em área pré-determinada para evitar aglomeração. Ao descer, passa pela cabine de desinfecção. Ela é nos mesmos moldes das instaladas pela Prefeitura pelo Rio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/u/V/uXNxJDQsq6PhAhqOk9lw/exames4.jpg)
Treino: vai até o campo em área sinalizada e isolada, evitando o contato e sem passar pelo vestiário. O treino é individual e separado por grupos em espaço que prevê distância dos demais companheiros. No Vasco, o campo será dividido em cinco quadrantes, por exemplo. Como as refeições não estão liberadas, ao término do trabalho, retorna ao seu veículo.
Volta para casa: novamente sem passar pelo vestiário, vai até o seu veículo e se dirige para casa. Cada atleta já recebeu quantidade de uniformes para os treinos. Eles terão de ser lavados em casa.
E os outros clubes?
O Flamengo manteve nesta segunda a rotina de atividades no Ninho do Urubu, algo que iniciou na semana retrasada. Fluminense e Botafogo continuaram com treinos remotos.
Confira a situação de cada um dos times de menor investimento:
Macaé – clube ainda não voltou ao treinos por conta do decreto municipal.
Volta Redonda – ainda não voltou por conta do decreto municipal. Somente treinos on-line.
Madureira – Atividades de fisioterapia e recuperação muscular, segundo o clube, seguindo os protocolos e os grupos alternados da última semana.
Resende – o clube novamente informou que não irá se manifestar sobre o retorno ao futebol.
Cabofriense – clube ainda não retornou às atividades. Equipe ainda aguardando liberando municipal.
Nova Iguaçu – no grupo que luta contra o descenso, clube ainda sob decreto municipal e não retornou às atividades.
America – está no grupo do descenso e ainda não retornou às atividades.
Americano – está no grupo do descenso, mas já se garantiu na Seletiva do ano que vem. Jogará para cumprir tabela e ainda não tem previsão de volta aos treinos.
Portuguesa – já tinha voltado aos treinos e manteve no mesmo jeito nesta segunda-feira, com fisioterapia.
Friburguense – já se salvou do descenso e não tem mais jogos oficiais na temporada pela frente. Atividades paradas e sem previsão de retorno.
Boavista – retornou aos trabalhos na última quarta-feira. Fizeram uma nova bateria de exames nesta segunda-feira. Clube, inclusive, divulgou um vídeo, mostrando como foram as atividades desta segunda-feira. Retorno com bola ainda sem previsão.
Bangu – Na parte da tarde teve reapresentação em Moça Bonita de acordo com a rotina de atividades que vem sendo feitas, seguindo as orientações do protocolo Jogo Seguro. O grupo fez trabalho de reabilitação e avaliações físicas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2018/A/B/AXlP8fTQS83eKmmaDxdQ/banner.globo.gigante2.png)
Fonte: GloboEsporte