Jornal Povo

Em reapresentação, Vasco faz nova testagem e inicia avaliação física dos jogadores

A segunda-feira marcou o retorno das atividades no Vasco. Em São Januário, jogadores se reapresentaram e passaram por nova testagem para a Covid-19 e uma avaliação física (veja abaixo como foi o dia dos demais clubes). A terça-feira, quando todos os treinamentos estarão liberados pela prefeitura do Rio, terá continuidade desta pré-temporada fora de época.

Castan foi um dos jogadores do Vasco que se reapresentaram — Foto: Reprodução
Castan foi um dos jogadores do Vasco que se reapresentaram — Foto: Reprodução

Somente jogadores, preparadores físicos, fisiologistas, fisioterapeutas e médicos estiveram em São Januário – o CT do Almirante foi desativado. Para tal, cumpriram um rigoroso protocolo de segurança para diminuir a chance de contágio (veja o passo a passo abaixo)algo simulado no final de abril. Os 16 atletas que testaram positivo continuaram em isolamento nas suas residências.

Fernando Miguel fez atividades físicas no campo — Foto: Reprodução
Fernando Miguel fez atividades físicas no campo — Foto: Reprodução

Desde 4 de maio, após as férias forçadas por conta da pandemia do novo coronavírus, os atletas trabalhavam de casa em atividades orientadas e monitoradas por profissionais do clube. Portanto, neste primeiro dia de retorno, os jogadores passaram por exames de sangue e PCR e uma bateria de avaliações médicas, fisiológicas, fisioterápicas e nutricionais.

A ideia foi identificar possíveis lesões musculares, o percentual de gordura, a capacidade aeróbica, níveis de força e potência muscular e padrões de movimentos. De posse dos resultados, os profissionais vascaínos irão comparar com as informações da pré-temporada de janeiro. Assim, poderão traçar trabalhos individualizados. Há uma preocupação, por exemplo, da musculatura posterior da coxa, que costuma ter índice considerável de lesão em jogadores de futebol.

Antes da reapresentação, São Januário passou por processo de desinfecção — Foto: Reprodução
Antes da reapresentação, São Januário passou por processo de desinfecção — Foto: Reprodução

– É importante entender o estado atual de cada atleta individualmente para a que a gente possa traçar condutas para diminuir ao máximo o efeito do período de inatividade. Assim, a gente vai prepará-lo para quando as autoridades liberarem os novos passos dos treinos de futebol – disse Marcos Teixeira, diretor médico, às Vasco TV.

Veja como é o passo a passo do jogador no Vasco

Triagem: jogador, membro da comissão técnica e funcionário chegam ao estádio, em horário separado por grupos, em seus veículos e já vestidos para o treino. Antes de descer, respondem a questionário sobre eventuais sintomas e estado de saúde, inclusive de quem mora com ele. Têm a temperatura medida por termômetro infravermelho, o que evita o contato. Recebe kit individual para hidratação e suplementação.

Estacionamento e cabine: estaciona o veículo em área pré-determinada para evitar aglomeração. Ao descer, passa pela cabine de desinfecção. Ela é nos mesmos moldes das instaladas pela Prefeitura pelo Rio.

Cabine de desinfecção faz parte do protocolo vascaíno — Foto: Reprodução
Cabine de desinfecção faz parte do protocolo vascaíno — Foto: Reprodução

Treino: vai até o campo em área sinalizada e isolada, evitando o contato e sem passar pelo vestiário. O treino é individual e separado por grupos em espaço que prevê distância dos demais companheiros. No Vasco, o campo será dividido em cinco quadrantes, por exemplo. Como as refeições não estão liberadas, ao término do trabalho, retorna ao seu veículo.

Volta para casa: novamente sem passar pelo vestiário, vai até o seu veículo e se dirige para casa. Cada atleta já recebeu quantidade de uniformes para os treinos. Eles terão de ser lavados em casa.

E os outros clubes?

O Flamengo manteve nesta segunda a rotina de atividades no Ninho do Urubu, algo que iniciou na semana retrasada. Fluminense e Botafogo continuaram com treinos remotos.

Confira a situação de cada um dos times de menor investimento:

Macaé – clube ainda não voltou ao treinos por conta do decreto municipal.

Volta Redonda – ainda não voltou por conta do decreto municipal. Somente treinos on-line.

Madureira – Atividades de fisioterapia e recuperação muscular, segundo o clube, seguindo os protocolos e os grupos alternados da última semana.

Resende – o clube novamente informou que não irá se manifestar sobre o retorno ao futebol.

Cabofriense – clube ainda não retornou às atividades. Equipe ainda aguardando liberando municipal.

Nova Iguaçu – no grupo que luta contra o descenso, clube ainda sob decreto municipal e não retornou às atividades.

America – está no grupo do descenso e ainda não retornou às atividades.

Americano – está no grupo do descenso, mas já se garantiu na Seletiva do ano que vem. Jogará para cumprir tabela e ainda não tem previsão de volta aos treinos.

Portuguesa – já tinha voltado aos treinos e manteve no mesmo jeito nesta segunda-feira, com fisioterapia.

Friburguense – já se salvou do descenso e não tem mais jogos oficiais na temporada pela frente. Atividades paradas e sem previsão de retorno.

Boavista – retornou aos trabalhos na última quarta-feira. Fizeram uma nova bateria de exames nesta segunda-feira. Clube, inclusive, divulgou um vídeo, mostrando como foram as atividades desta segunda-feira. Retorno com bola ainda sem previsão.

Bangu – Na parte da tarde teve reapresentação em Moça Bonita de acordo com a rotina de atividades que vem sendo feitas, seguindo as orientações do protocolo Jogo Seguro. O grupo fez trabalho de reabilitação e avaliações físicas.

Seja Sócio Gigante agora!

Fonte: GloboEsporte