Jornal Povo

Médica Fernanda Ontiveros defende criar passe único em Japeri

O Passe Único serviria para que o morador de Japeri não precisasse pagar duas passagens por um determinado período de tempo, a mesma dinâmica do programa Bilhete Único

A Médica Fernanda Ontiveros, pré-candidata a prefeita de Japeri, na Baixada Fluminense, quer implantar no município o programa Passe Único para facilitar o acesso dos moradores daquela localidade nos transportes públicos. Fernanda também quer implantar sistemas de cooperativas de transportes alternativos para o fácil acesso com cidades vizinhas.
Na prática, o Passe Único serviria para que o morador de Japeri não precisasse pagar duas passagens por um determinado período de tempo, a mesma dinâmica do programa Bilhete Único, do Governo do Estado. Já o sistema de cooperativa de transporte alternativo facilitaria a vida de quem mora mais distante do centro de Japeri, como por exemplo nos bairros Laranjal, Belo Horizonte e Jaceruba.
“Bairros mais afastados como Laranjal, Belo Horizonte, Jaceruba e outros, onde as linhas de ônibus não chegam, pode-se criar cooperativas de transportes alternativos para atender os moradores. .Também precisamos nos conectar com cidades vizinhas como Seropédica, Itaguaí, Caxias, atualmente com o Arco Metropolitano.  É necessária uma ação conjunta entre os poderes públicos que permitam essa mobilidade que poderá gerar empregos, facilitar o acesso a Universidades, aumentar a capacidade de compras e escoamento das produções agrícolas e comerciais”, disse.
Japeri é hoje considerada como uma cidade dormitório. Quase toda a população do município trabalha em outras cidades e principalmente na Capital, tendo que percorrer cerca de 70 a 80km até chegar ao centro do Rio.  E o que se vê em Japeri é uma realidade muito longe daquilo que deveria. Com esse alto fluxo de pessoas saindo do município, o sistema de transporte público deveria oferecer mais mobilidade. A doutora Fernanda Ontiveros diz que isso mostra o que se vê é um sistema deficiente, e falta empenho das autoridades para que isso mude.
“Hoje em dia, os meios de transporte disponíveis são diversos (trens, metrôs, BRTs, transporte alternativo), porém a qualidade dos serviços deixa muito a desejar. Com o aumento da população nas cidades e com a necessidade cada vez maior de seu deslocamento para o trabalho, para estudar e até para o seu lazer, o que presenciamos é um sistema deficiente e com pouco empenho das autoridades em melhorá-lo”, enfatizou.

Ciclovias
A doutora Fernanda Ontiveros também defende a criação de uma ciclovia que ligue os bairros de Japeri. Assim, além de movimentar mais a localidade com atividades físicas e de lazer, também incentivaria a sustentabilidade.
“ E por que não pensar na construção de ciclovias ligando nossos bairros, permitindo a utilização de bicicletas e patinetes, meios de transportes de baixo custo, sustentáveis e que ainda nos permitem viver de forma mais saudável e segura” disse
“Mesmo em tempos difíceis e até inimagináveis como este em que estamos vivendo em virtude da Pandemia do COVID-19 e que infelizmente causará mudanças drásticas na realidade das
cidades e de seus moradores, devemos nos preparar e buscar possíveis soluções que melhorem nossa qualidade de vida e gerem desenvolvimento real”, completou.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.