Jornal Povo

Benedita da Silva será a candidata do PT à prefeitura do Rio

O PT (Partido dos Trabalhadores) lançará a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) para concorrer à prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições municipais deste ano, por enquanto marcada para outubro.

A participação de Benedita na corrida foi anunciada em entrevista ao jornal O Globo.

A petista estava escalada para concorrer como vice em uma chapa encabeçada pelo deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ). O psolista, porém, desistiu da disputa pelo cargo depois de partidos de esquerdas resistirem a uma coalizão para derrotar o atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos).

Benedita foi atrás de outro nome para formar a chapa ainda como vice, mas se colocou a disposição para ocupar o cargo principal. “Precisamos unir nossas forças e não podemos ficar de fora. Me coloquei à disposição do PT, mas continuo dialogando”, disse a petista ao Globo.

Segundo a ex-governadora, o importante não é quem liderará a chapa e sim impedir 1 novo mandato de Crivella sob o crivo e apoio do presidente Jair Bolsonaro –que fez carreira política no Rio e impulsionou a eleição de dezenas de políticos no Estado em 2018, incluindo o agora desafeto, governador Wilson Witzel (PSC).

Crivella e Bolsonaro compartilham de uma agenda conservadora similar e mantém uma boa relação pessoal e institucional. Com alta reprovação dos cariocas, Crivella poderia usar 1 suporte do presidente –que já disse que não apoiará nenhum prefeito– para buscar a reeleição.

“Não é possível que a gente vai deixar que o Bolsonaro nade de braçada na cidade do Rio de Janeiro. Não é possível que vamos repetir os mesmos cenários, ainda mais com o possível apoio do Bolsonaro ao Crivella”, declarou Benedita.

A pré-candidata falou ainda que a esquerda deve combater o “ódio” propagandeado pelo Palácio do Planalto:

“Bolsonaro está criando um exército de gente raivosa e a gente não pode deixar que isso aconteça com a juventude do nosso país, independentemente de classe social ou etnia. Especialmente sobre a população negra, vejo uma política de mortes em curso. Meu Deus, estão matando demais”, completou.

Benedita da Silva é a 1ª senadora negra da história do Congresso Nacional. Ficou no Senado de 1995 a 1998. Antes foi deputada federal, cargo que voltou a ocupar a partir 2011. Foi eleita vice-governadora do Rio de Janeiro em 1998, na chapa de Anthony Garotinho. Com a renúncia de Garotinho para concorrer à Presidência, Benedita assumiu como governadora nos últimos 9 meses do mandato. Foi ainda ministra do governo Lula.

Fonte: Poder 360