Jornal Povo

Trump: ‘Se EUA tivessem agido como o Brasil, teríamos mais de 1 milhão de mortos’

Rio – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mandou um recado para Bolsonaro nesta sexta-feira. Ele afirmou que, se o país tivesse tomado as mesmas medidas tomadas pelo governo brasileiro, eles já teriam ultrapassado a marca de 1 milhão de mortos por coronavírus, podendo estar na casa dos 2,5 milhões.

“Se você olhar para o Brasil, eles estão passando por dificuldades. A propósito, eles estão seguindo o exemplo da Suécia. A Suécia está passando por um momento terrível. Se tivéssemos feito isso, teríamos perdido 1 milhão, 1 milhão e meio, talvez até 2 milhões ou mais de vidas”, disse o presidente, em coletiva na Casa Branca.

Os Estados Unidos são o país que mais sofreu com a covid-19 no mundo, com 1,9 milhão de infecções e mais de 108 mil mortos. Até o momento, o Brasil é o segundo país com mais casos, com quase 615 mil, e o terceiro com o maior número de mortos, com mais de 34 mil – ultrapassando a Itália nesta quinta-feira. O coronavírus, no entanto, se espalhou pelos EUA muito antes do que no Brasil.

Apesar de ser o país com a maior taxa de aceleração da contaminação por coronavírus em todo o mundo, o Brasil afrouxa suas medidas de isolamento social e começa a retomar suas atividades.

Fonte: O Dia