Jornal Povo

Babu relembra racismo sofrido de ex-patroa: ‘Por que você quer ser ator se é preto, pobre?’

O ex-BBB Babu Santana participou de uma live com Roger Cipó, no Instagram nesta segunda-feira. Babu abordou a questão racial e relembrou um episódio de racismo que sofreu de uma ex-patroa, no começo da sua carreira artística.

O ator foi fazer um teste para um papel e foi detonado pela mulher. “Ela me disse uma coisa cruel: ‘Por que você quer ser ator se é preto, pobre, está na favela e é feio?'”, disparou ele.

Ele contou que essa frase tem impacto na sua vida até hoje.”Aquilo me indignou, e essa fala me impulsiona até hoje. Quero provar que um cara como eu pode ser o que quiser ser, basta se capacitar para tanto”.

Babu também desabafou sobre as críticas que recebia por seus papéis. “Muita gente me criticava ‘você só faz papel de bandido’. Era o que estava vindo e o que estava conseguindo desenvolver… O bandido por bandido tudo bem, mas sempre consegui pegar personagens complexos, ser bandido era o menor nos personagens, tinham muita complexidade. No ‘Estômago’, por exemplo, era um presidiário… Mas a condição social dele era o que menos importava”, afirmou.

Ele ainda falou sobre as recentes manifestações antirracistas. “Não existe ‘esse momento’. Esse ‘momento’ vem desde que alguém pegou alguém de pele preta e quis escravizar. Essa luta é desde sempre. Chega ao extremo de um irmão morrer sufocado [ele se George Floyd, homem negro morto ao ser detido por policiais nos EUA] na frente das câmeras para as pessoas se mobilizarem”.”Eu não quero que fique só no discurso, não. Quero ver praticar tudo isso que estão fazendo. Ou vão esperar outra coisa na internet para virar modinha? Isso não pode ser modinha, boom de internet.”, desabafou. 

Fonte: Meia Hora