Jornal Povo

Luiz Novaes: ” Vamos sanear toda periferia de Nova Iguaçu e investir em saúde preventiva

A cidade precisa de sangue novo, embora venha de um velho”. É assim que se apresenta Luiz Novaes, o mais experiente entre os pré-candidatos à prefeitura de Nova Iguaçu. Com 80 anos, não é afeito ao descanso e embarca com energia e vitalidade na missão de conquistar cobiçado cargo que, com o fim das coligações ficou repleto de adversários. Em entrevista ao presidente do JORNAL POVO Rogério Santana, Novaes falou de seu amor por Nova Iguaçu e principalmente sobre as ideias para aperfeiçoar o município. A entrevista também está disponível em vídeo, no site e redes sociais do JORNAL POVO .
O comerciante preserva clareza de propósitos e rápida concatenação de ideias, qualidades exibidas em entrevista na manhã da última terça-feira. “O que me move é o espírito de trabalhador que sempre tive na minha história. Trabalhar, investir, enfim, ver crescer, ver frutos no que a gente coloca a mão para executar. A gente observa que a cidade anda com marasmo. Essa prefeitura virá às nossas mãos por obra do destino”, diz o confiante Novaes.

Experiência faz a diferença


Na vida pública, iniciada na década de 1980, foi grande apoiador dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) e teve como aliado o governador Leonel de Moura Brizola. Entre os cargos já ocupados estão as posições privilegiadas de secretário municipal de Indústria e Comércio de Duque de Caxias, presidente da Codeni (Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu), além de ter sido deputado estadual por dois mandatos.
Da casa onde vive desde que nasceu, um oásis arborizado no KM 32, bairro que fica no limite entre Nova Iguaçu e a Zona Oeste da Capital, observa que uma das maiores necessidades do município é o saneamento. Hoje, mais de 40% da cidade de Nova Iguaçu não tem ligação para tratamento de esgoto.

Saneamento básico será minha prioridade
“40% dos bairros de Nova Iguaçu não estão saneados e cerca de 20% dos domicilios não estão ligados a rede de esgoto. Investir em saneamento é cuidar da saúde.
Quero dar um tratamento de choque na periferia, um grande banho de obras. Cuidar da infra-estrutura urbana nos bairrosé  importante para todos nós. Cada R$ 1 investido em saneamento , significa uma economia de R$ 4 em gasto com saúde no momento seguinte. Isso também dá alegria às pessoas, é questão de dignidade”, comentou.

Saúde preventiva voltada para atenção básica
Para a saúde, Novaes pensa que o primeiro passo para a melhora é a atenção básica. “Muita gente sugere fazer um novo hospital, mas antes disso preisamos revitalizar nossas rede existentes. Antes de construir, precisamos reformar o que já temos em nossa rede. Temos unidades fechadas, o ideal é recolocá-las em funcionamento. Vamos ter atenção aos salários dos servidores da saúde, que precisam se sustentar de forma digna através de seu trabalho. Além disso, necessitamos de uma clínica de olhos que seja capaz de operar catarata, o que diminuiria a fila existente. Também não temos fonoaudiólogo, imagine o que passa uma criança autista que depende desse tratamento! Essas são algumas de nossas maiores necessidades”, comentou.

Sem título-6.jpg


Administração  austera e sem corrupção
 “Mas para fazer grandes obras, como essas, só com honestidade. O que é nosso é nosso, o que não é nosso não se mexe. O empresário que vai executar uma obra não tem que ter compromisso de subornar ninguém. Ele deve ser escolhido por sua eficiência e qualidade. As licitações precisam ser levadas a sério. Além disso, precisamos ter em vista as parcerias público-privadas. Nosso orçamento não é grandioso. Devemos atrair investimentos vindos de fora do Brasil para isso se necessário, isso se consegue com um prefeito respeitável. O atual governo, entretanto, está deixando um saco de milhões em dívidas, legado ruim que vai ter que ser honrado pela cidade”, comentou.

Crescimento econômico
Quando o assunto é desenvolvimento econômico, o foco de Novaes está no pequeno empreendedor. Os camelôs, pensa eles, devem ser atendidos por planos de qualificação profissional: “Devemos ter atenção a essas pessoas. Precisamos pensar em forma de acesso ao crédito para que eles possam aperfeiçoar seus serviços e produtos. A economia informal é uma força da nossa cidade. Nosso dever é auxiliar.
E as parcerias desejadas por Novaes também chegam ao governo do Estado. Ele acredita que um convênio poderia trazer escolas técnicas à cidade: “Vinte anos atrás, no meu mandato de deputado, quase marquei esse gol, mas não deu. As condições do governo não eram das melhores. Quero realizar isso agora. Nossos jovens precisam de qualificação. Escolas para capacitação para o trabalho são nossa necessidade.

Economizar para melhorar
Novaes também sugere diminuir a taxa de iluminação, paga por todos através das contas de energia elétrica. O método é simples: “Podemos cortar muito do valor cobrado trocando as lâmpadas. Colocando LED no lugar dessas mais antigas, resolveríamos o problema. Elas são muito mais econômicas”, disse.
E sobre como manter a vitalidade aos 80 anos, responde: “Eu não sou sonhador, acredito no trabalho e resultado. Pareço um menino com vontade de trabalhar. Não vou ser um prefeito preguiçoso que dorme até às 10h. As pessoas percebem isso e dizem: ‘Esse homem veio fazer a diferença’. Essas pessoas tem como eu a esperança, lá no fundo do coração, de que o governante pode ser sério e pode conquistar a Câmara de Vereadores com dignidade, não com safadeza e nada por debaixo do panos”, concluiu.