Jornal Povo

Exame de Covid-19 desenvolvido no Brasil mira testagem em larga escala

O laboratório brasileiro Mendelics e o hospital Sírio-Libanês, sediado em São Paulo, desenvolveram um teste para Covid-19 que, segundo os responsáveis, permite o processamento de 110 mil amostras de saliva por dia.

Batizado de #PareCOVID, o teste leva uma hora, custa até R$ 95 e utiliza a metodologia RT-LAMP (Reverse Transcription Loop-Mediated Isothermal Amplification), sem depender de equipamentos e reagentes atualmente escassos. O projeto piloto com 50 mil pessoas não identificou falsos positivos, dizem os responsáveis.  

A maior parte dos exames existentes que identificam o vírus coleta as amostras de secreções através de um swab nasal longo — um tipo de cotonete alongado. Esse ato causa um movimento involuntário que pode expelir o vírus, aumentando o risco de infecção para os profissionais da saúde. 

No método do novo teste, o próprio paciente realiza a coleta de amostras de saliva em um tubo estéril, o que pode ajudar a resolver o problema de demanda de kits de coleta — fator que tem limitado diretamente a capacidade de coleta e testagem no Brasil. 

A Mendelics tem uma parceria com o Hospital Sírio-Libanês para a realização do exame, que já está disponível para alguns parceiros. Amostras podem ser coletadas de todo o Brasil para a realização do exame, e o processamento, por enquanto, será feito exclusivamente em São Paulo. 

Até a noite desta quinta-feira (11), o Brasil já tinha registrado pelo menos 40.919 mortes por Covid-19, além de 802.828 casos confirmados da doença, segundo o Ministério da Saúde.

Fonte: CNN