Jornal Povo

Governo de Nova Iguaçu mantêm população em sofrimento

Sabemos do contraste que é a Cidade de Nova Iguaçu, onde os privilégios são levados para o centro, que concentram as classes de maior poder aquisitivo e, a maioria dos bairros, se mantêm num estado lamentável pois em muitos pontos, com uma situação desumana, por conta da irresponsabilidade e desprezo que as autoridades encaram a situação.

A imagem acima mostra a indiferença que as pessoas são tratadas pelo governo municipal e pedem socorro urgentemente, pois sem saneamento, a população corre riscos a todo momento, além da injustiça de não terem o mesmos privilégios que os bairros tratados e centro têm

O desenvolvimento tem sido apenas para uma parte da população desde sempre. E o prefeito atual insiste em manter e privilegiar a classe que ele está apegado, média e alta.
Todos sabem que olhar também para os locais com pessoas de baixo rendimento, por meio das obras, como saneamento e infraestrutura, buscando o crescimento geral e coletivo, faz com que negócios surjam, dando espaço para novos empregos e assim a credibilidade do município aumenta, podendo também influenciar outras cidades.

A rua Tietê é um retrato da indiferença que o governo local tem para com o povo. No lugar moram pessoas idosas e que possuem deficiência física e correm riscos ao passar por lá. O povo clama por asfalto e saneamento básico

Ruas como Tietê, Farroupilha, ultramar, São Patrício e Elaine Ivantes, no bairro Jardim Nova Era, são o retrato do abandono e falta de respeito com os moradores ou as pessoas que passam por lá. Essas ruas que são próximas a antiga Estrada de Madureira, atual Abílio Augusto Távora, não possuem saneamento básico, ficando difícil de andar a pé e de veículos, ainda mais em dias de chuva, onde a lama toma conta e os buracos ficam maiores.
Seu José Nunes que é agricultor, morador da rua Tietê, desde 1980, hoje têm 82 anos, conta que os buracos o dificultam de caminhar. “Ninguém vem aqui, os governantes só aparecem em época de eleição. O IPTU chega mas o saneamento não. Têm vizinhos cadeirantes que para saírem, é preciso arriscar e comprometer a própria saúde, pois os carros não sobem e têm que descer na cadeira de rodas. Isso é um absurdo, cadê o prefeito da cidade Rogério Lisboa?”. Diz ele.

É difícil transitar a pé ou de carro pela rua Elaine Ivantes, moradores reclamam da falta de saneamento e pedem urgentemente socorro

O Jornal Povo também entrevistou Sérgio Rodriguês da Silva, profissional liberal, morador da rua Elaine onde contou que mora no bairro há 46 anos e sempre sofreu com os buracos, lama além da água de esgoto que sempre fica exposta. “Aqui é um lixo, moramos praticamente na beira da estrada, perto do shopping novo de Nova Iguaçu, e em pleno século 21, temos umas ruas de barro que quando chove, a água desce igual cachoeira”. Conta.
Diversas ruas estão na mesma situação, onde o povo precisa urgentemente de socorro e não deveriam pagar pela má administração deste governo atual.

Este é o estado lastimável da rua Farroupilha, onde até os carros precisam fazer manobras para passar
Outra rua que precisa urgentemente de saneamento é a São Patrício.

Além da falta de saneamento nos bairros, existem outras dificuldades como o trânsito. Que até antes da pandemia, a população enfrentava grandes problemas.
“Hélio Machado, contador, morador de Miguel Couto, trabalha próximo a Universidade Unig e o novo shopping e sofre todos os dias para chegar na empresa por conta do trânsito ruim. “É uma vergonha levar até duas horas para chegar no meu trabalho”, fala.

Por Renato Ferreira