Jornal Povo

Rio vai fazer teste de coronavírus em 5 mil taxistas com sistema drive-thru no Sambódromo

A partir desta segunda-feira (15), a Prefeitura do Rio fará uma operação para testar 5 mil taxistas para o novo coronavírus. A coleta do material para o exame será feita em sistema drive-thru no espaço do Sambódromo da Maquês de Sapucaí, no Centro da cidade.

De acordo com a prefeitura, serão testados os taxistas que têm maior exposição ao vírus. A seleção será feita a partir do número de corridas realizados por meio do aplicativo TáxiRio durante o isolamento social, ou seja, serão priorizados aqueles que realizaram o maior número de viagens.

Com o sistema drive-thru, o taxista não precisará desembarcar do veículo para a coleta de material. O resultado do teste será enviado por meio de mensagem de texto no celular.

A expectativa da prefeitura é concluir a testagem dos 5 mil taxistas em dez dias.

30 mil testes

Com uma população de 6,7 milhões de pessoas, apenas cerca de 30 mil fizeram teste para o novo coronavírus, conforme balanço da prefeitura. O número é considerado pequeno por especialistas que estudam a proliferação da doença.

“Sei que o estado está montando um protocolo para a realização de testes que incluirá o Município do Rio, mas não conheço o plano da prefeitura que faça essa testagem para acompanhar de perto os pacientes durante essa abertura”, comentou Roberto Medronho, professor de epidemiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Se faltam testes feitos pelos órgãos de saúde do município, outras instituições estão realizando suas avaliações independentes. É o caso do Hemorio, que detectou resultado positivo em 28% das pessoas que doaram sangue durante a pandemia da Covid-19.

O resultado vale para pessoas que tiveram sintomas da doença e também para os assintomáticos. Ao todo, foram analisadas 7.286 doações de sangue, entre abril e junho. Ao longo desse período, o número de infectados cresceu rapidamente.

Fonte: G1