Jornal Povo

Aras aposta em inquérito dos atos e esvaziamento do das fake news

A Procuradoria-Geral da República aposta todas as suas fichas no inquérito dos atos antidemocráticos ao mesmo tempo em que pretende esvaziar o inquérito das fake news.

A avaliação de investigadores envolvidos no inquérito dos atos antidemocráticos é a de que esse inquérito nasceu a pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, e suas diligências têm acompanhamento direto do Ministério Público. Além disso, Alexandre de Moraes foi sorteado relator.

Diferentemente do inquérito das fake news, que foi aberto de ofício pelo Supremo Tribunal Federal e a relatoria dada pelo presidente da corte, Dias Toffoli, a Moraes. No entorno de Aras, há a certeza de que ele arquivará o inquérito das fake news.

Ciente disso, o STF tem acatado os pedidos de Aras no inquérito dos atos antidemocráticos. Partiu da Procuradoria os pedidos das diligências desta segunda-feira e desta terça-feira, ambos tendo como alvo blogueiros, parlamentares e empresários bolsonaristas.

A dúvida agora é como o presidente Jair Bolsonaro vai se relacionar com Aras daqui em diante. O procurador-geral até esta semana era bem quisto pelo Planalto e até cogitava nomeá-lo para uma vaga ao STF.

Fonte: CNN