Jornal Povo

“GUERREIROS SÃO GUERREIROS”:DR. ROBERTO MACIEL REBOUÇAS MÉDICO RADIOLOGISTA E DO TRABALHO, TÉCNICO EM RADIOLOGIA NA LINHA DE FRENTE DO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DO CORONAVÍRUS.

Nova Iguaçu: Uma pesquisa desenvolvida pelo Colégio Americano de Radiologia (ACR – American College of Radiology) publicada no mês de março, recomendou o uso de radiografia de tórax e tomografia computadorizada (TC) nos casos suspeitos de infecção pelo coronavírus COVID-19. O CRTR4 RJ, declarou a importância dos profissionais das técnicas Radiológicas que estão na linha de frente no combate ao coronavírus, na realização dos exames de diagnóstico por imagem. Nunca é demais ressaltar todos os procedimentos de segurança necessários para esses atendimentos, contatos rápidos, uso de todos os EPI’s recomendados e toda higienização amplamente divulgadas.

Hoje contaremos um pouco da trajetória do médico radiologista Dr. Roberto Maciel Rebouças. No final dos anos 90, início dos anos 2000 ao terminar o ensino médio foi instruído por amigos e vizinhos para conhecer e estudar as aplicações técnicas da radiologia. Nascido e criado em Nova Iguaçu, foi pela Baixada que começou sua jornada de estágios até se formar técnico em radiologia. Na época era difícil ter outros tipos de aparelho então dividia seu tempo entre Tomografia e Raio X convencional.
Após 4 anos trabalhando como técnico, Dr. Roberto prestou o vestibular para medicina, onde foram 6 anos de curso. Prestou serviço em hospitais de emergência, dentre eles Hospital Estadual Getúlio Vargas e Hospital da Posse. Sempre acompanhando o setor de radiologia, prestou os cursos da Sociedade de Radiologia e a pós graduação em Radiologia na Santa Casa de Misericórdia que é da PUC-RJ e consequentemente obteve o título de especialista do CBR ( colégio brasileiro de radiologia) em Radiologia e diagnóstico por imagem.
Além dessa louvável trajetória, Dr. Roberto vem notando que apesar da importância indiscutível dos profissionais das técnicas radiológicas na linha de frente no combate a pandemia do coronavírus, a categoria é pouco ou nem é citada nas maiorias das veiculações de notícias. Caso que vem sendo notado pelo CRTRRJ e também pelo seu ente nacional CONTER. Apesar da tratativa da assessoria de imprensa do conselho em relação a isso, a luta constante por reconhecimento tem se tornado uma das prioridades.
‘Quando se fala de Pandemia o pessoal lembra de hospital, respiradores, remédios e não lembra do profissional que está ali na linha de frente. Não lembra do clínico geral, não lembra do técnico em radiologia e nem do médico radiologista. Então é importante a gente divulgar isso e dar méritos pra quem trabalha e muito nessa pandemia.
Muita gente precisa saber a importância de uma tomografia e consequentemente o profissional responsável pela realização desse exame, com ela podemos saber o comprometimento pulmonar de um paciente infectado pela COVID-19. Existem casos que o pulmão não está comprometido, mas, quando está, classificamos em graus: leve, moderado ou acentuado.Esse tipo de exame que auxilia os médicos na tomada de decisão para o tratamento dos pacientes.’ Dr. Roberto Maciel Rebouças CRM: 52.87930-4.
No início de todo esse caos que se instaurou no cenário mundial, nossa assessoria já havia divulgado uma nota (em 18/03/2020) ressaltando toda importância dos profissionais das técnicas radiológicas para o diagnóstico por imagem da COVID-19, acompanhem:

“Nossa categoria está na linha de frente dos profissionais da saúde na luta para combater essa pandemia de coronavírus e levar novamente segurança à sociedade. São todos guerreiros admiráveis, mas, não podemos esquecer que temos que voltar pra casa, pro nosso leito familiar, pros nossos amigos, daí a importância de nos resguardarmos.” Acrescentou o presidente Marcello Carlos.
https://www.crtrrj.gov.br/profissionais-das-tecnicas-radiologicas-na-linha-de-frente-do-diagnostico-por-imagem-do-coronavirus/

Uma homenagem a todos profissionais da saúde que atuam no combate ao Corona Vírus.

Por: Arinos Jornalista.