Jornal Povo

Pai foi baleado e filha morreu em chacina durante festa junina em Anchieta

Pai e filha foram baleados durante a chacina que acabou com cinco mortos em Anchieta, na Zona Norte do Rio, na madrugada deste domingo. Rayane Lopes, de 10 anos, chegou a dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ricardo de Albuquerque, mas não resistiu aos ferimentos. Já seu pai foi transferido para o Hospital municipal Souza Aguiar, foi operado e está em estado estável.

Segundo testemunhas contaram à polícia, quatro homens portando fuzis saltaram atirando de um carro preto. Os tiros tiveram como alvo uma festa junina que acontecia na Rua Ernesto Vieira, um dos acessos à favela Az de Ouro.

Além da criança, as outras vítimas são Yuri Lima Vieira e Yan Lucas Soares Gomes, ambos de 23 anos, Josué de Oliveira Xavier, de 20, que, segundo a Secretaria estadual de Saude, já chegaram mortos à unidade. Antônio Marcos Barcelos Pereira Júnior, de 22 anos, chegou a ser transferido para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, mas morreu na manhã deste domingo. Os feridos foram transferidos para os hospitais municipais Salgado Filho, Lourenço Jorge, Pedro II, Souza Aguiar e Evandro Freire.

Moradores mostram as marcas na parede deixadas pelos tiros
Moradores mostram as marcas na parede deixadas pelos tiros Foto: Reprodução

A Delegacia de Homicídios (DH) investiga o caso. A polícia já sabe que havia um conflito na região entre as facções que dominam o Complexo do Chapadão, na Pavuna, e as favelas Az de Ouro e Tatão, em Anchieta. Segundo testemunhas informaram aos policiais, os atiradores saíram do Chapadão em direção ao local do crime num Fiat Siena preto.

Circula nas redes sociais o áudio de um morador falando sobre o ocorrido. Ele diz que o crime desta madrugada já era uma tragédia anunciada:

“O negócio ficou feio. Tive que voltar de marcha à ré. Ali era uma tragedia anunciada. Esses malucos ficam mandando recadinho para os moleques do outro lado, falando que vão invadir, matar, fazer e acontecer. Aí faz festinha junina e fica todo mundo ali desguarnecido, sem uma peça, sem nada. Quem acaba sofrendo é quem não tem nada a ver. Vai fazer o que ali? Ali não é uma festa familiar, a verdade é essa. Quem conhece ali sabe o que estou falando. Está no lugar errado e na hora errada. A garotinha de dez anos tomou tiro no peito e morreu”.

Segundo a Secretaria municipal de Saúde, dois dos feridos já tiveram alta: um do Hospital Salgado Filho e outro da Coordenadoria de Emergência Regional (CER) Santa Cruz. Um homem segue internado no Salgado Filho e seu estado de saúde é estável. No Souza Aguiar, outra vítima foi operada e seu estado também é estável.

Uma mulher transferida para o Hospiral Lourenço Jorge passou por cirurgia na mão e seu estado de saúde é estável; a previsão, segundo a Secretaria de Sáude, é de que seja transferida para enfermaria ainda neste domingo. A secretaria ainda não tem informações sobre o estado de saúde de um homem que foi transferido para o Hospital Evandro Freire.

Fonte: Jornal Extra