Jornal Povo

Prefeitura do Rio já recebeu 22 mil denúncias de aglomerações em bares e restaurantes desde o início do isolamento

Criado em março para receber denúncias de aglomerações que infringiam as regras de isolamento social, o “Disk-Aglomeração” da cidade do Rio já recebeu quase 100 mil denúncias. Dentre elas, 22,4 mil relatos de aglomerações em bares e restaurantes da cidade, o segundo maior registro no sistema. O líder em denúncias são aglomerações em áreas públicas. Na noite desta quinta-feira, no Leblon, consumindo bebidas alcóolicas.

Dados da prefeitura do Rio mostram que as Zona Oeste e Norte lideram o número de denúncias em bares em restaurantes, sendo Campo Grande, com 1.783 registros, o bairro mais denunciado. Já na Zonal Sul, Copacabana, com 775 denúncias, foi o recordista e o terceiro em todo o Rio. Copacabana é o bairro com mais casos de Covid-19 na cidade, enquanto Campo Grande lidera com mais óbitos registrados.

No ranking geral de aglomerações, a Zona Oeste lidera o número de denúncias, tendo registrado quase a metade. Os seis bairros com mais registros são da região: Campo Grande, Realengo, Bangu, Santa Cruz, Barra da Tijuca e Taquara.

O número de denúncias no “disk-algomeração” vem caindo semana a semana, mas somente no primeiro dia de julho, o sistema já registrou 135 cariocas reclamando da quebra das regras de isolamento social. O mês de maio foi o que mais concentrou as denúncias, quando foram abertos 44 mil registros no sistema.

Clientes descumprem regras

Na noite desta quinta-feira, a Guarda Municipal precisou intervir na aglomeração formada no Leblon. Os agentes determinarm o fechamento de bares do entorno da Praça Cazuza para tentar dispersar cerca de 300 pessoas que, aglomeradas, bebiam sem máscara e descumpriam as regras de isolamento social na calçada. Ainda assim, uma banca de jornal e ambulantes continuaram vendendo bebidas alcóolicas na praça, o que contribui para a permanência das pessoas. A Polícia Militar foi acionada. A aglomeração permaneceu até por volta da meia-noite. Pela regra de reabertura, o horário de funcionamento de bares e restaurantes é até 23h.

As imagens de bares e calçadas lotados no Leblon repercutiram nas redes sociais e foram alvo de críticas de internautas que defendem o distanciamento social em um momento em que a taxa de contágio ainda é alta no Estado. Alguns posts irônicos também surgiram no Twitter como reação à alta procura pelos estabelecimentos diante do contexto atual. Em um vídeo postado na noite desta quinta-feira no Twitter, é possível escutar um homem dizendo: “Tudo voltando ao normal, graças a Deus”.

Bons tempos quando o Leblon era manchete porque o Caetano estacionou lá

https://twitter.com/i/status/1278862955820527617

Fonte: Jornal Extra