Jornal Povo

Editora hoje promove live sobre estresse na pandemia com especialistas da Fiocruz

Editora promove live sobre estresse na pandemia com jornalista,e com a Escritora Isa Colli especialistas da Fiocruz, no sábado

Foco é debater a realidade dos profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid-19

Diante da curva de contaminação por Covid-19 ainda ascendente em quase todo país, profissionais que estão na linha de frente do combate ao Coronavírus continuam o trabalho nas ruas, em hospitais e em outros locais de risco, se expondo em nome do coletivo.

Encontram-se nessa situação médicos, enfermeiros, policiais e, de forma indireta, caixas de supermercado, motoristas de ônibus, garis e outras profissões dos chamados serviços essenciais. Eles trabalham sob pressão, com alto índice de estresse, ao lidar com sofrimento e morte e vivenciam o medo de serem contaminados e contaminar seus familiares.

Esse é o tema da live que será promovida pela editora Colli Books, no dia 4 de julho (sábado), a partir das 17h. Com o título “Saúde em alerta: atenção aos profissionais da linha de frente no combate à Covid-19”, o debate contará com a participação de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), referência mundial em pesquisas de saúde pública. A entidade tem se destacado nos estudos e ações de combate à pandemia, além de desenvolver projetos para assistir aos profissionais das atividades essenciais.

Uma das convidadas é Celina Mannarino, doutora em Ciências da Saúde e mestre em Medicina na área de Psiquiatria e pesquisadora da Fiocruz. A médica vai falar dos aspectos psicossociais de forma mais ampla e detalhar seu trabalho de abordagem psiquiátrica aos policiais civis no Núcleo de Saúde Mental vinculado à Perícia Médica da Secretaria de Estado de Saúde do RJ.

Outra convidada do debate virtual é a psicóloga clínica Luciana Bicalho Cavanellas. Ela vai apresentar o trabalho desenvolvido no acolhimento aos profissionais de saúde em atividade, junto às Unidades da Fiocruz, neste momento da Pandemia. Pensando a saúde de forma mais integral, Luciana também vai falar sobre os atendimentos médicos realizados junto aos trabalhadores do Centro Hospitalar.

Alberto dos Santos Lemos, que é coordenador de Residência Médica do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz, vai discutir os cuidados de biossegurança, dentro e fora do ambiente de assistência à saúde e as perspectivas futuras no enfrentamento da pandemia, tema do livro recém-lançado “Covid-19 – Guia Prático de Infectologia”, no qual é editor.

O debate será mediado pela jornalista e escritora Isa Colli, com apoio das jornalistas Cláudia Cataldi, Fernanda Graell e Tais Faccioli.

hoje dia 4 de julho (sábado), às 16h

Onde: YouTube da editora Colli Books (Link direto: collibooks.com/aovivo )