Jornal Povo

Crivella diz que só libera praias do Rio após vacina e vai multar quem estiver na areia sem máscara

RIO — O prefeito Marcelo Crivella vai manter a proibição de frequência de público nas areias das praias do Rio. Crivella alegou que não seria possível tomar banho de sol sem máscara. A decisão foi tomada após uma reunião com o comitê científico, na manhã desta quinta-feira, dia 9. Ele ainda anunciou que, a partir deste fim de semana, vai multar em R$ 107 quem desrespeitar a proibição de frequentar a praia.

— A tendência é manter a proibição até que tenhamos uma vacina. A vacina está sendo testada e pode ser produzida na Fiocruz. Se a gente libera a praia e faz sol no fim de semana, a areia pode ficar lotada do Leme ao Pontal. Os índices de contaminação estão caindo. Não podemos pôr isso em risco. A medida valerá também para outros locais sem máscara — disse o prefeito.

A multa será fundamentada na falta de uso de máscara. No entanto, se a pessoa se negar a sair da praia e estiver tomando banho de sol de máscara, pode ser retirada e levada para a delegacia por desobediência. A previsão inicial era que a permanência nas areias fosse liberada nesta sexta-feira:

— Esperamos que a vacina chegue antes do verão. Esses locais tendem para ficar para depois. Ou só se tivermos índices de transmissão próximo a zero — acrescentou.

O prefeito também decidiu adiar mais uma vez a participação de torcidas em partidas de futebol e outras atividades esportivas. Ele justificou que a decisão foi tomada por medida de segurança.

Por outro lado, a prefeitura decidiu liberar o aluguel de quadras esportivas em áreas públicas e privadas. Isso permitirá, por exemplo, a volta dos jogos nas quadras esportivas do aterro. As áreas de lazer na orla e nos bairros também voltam a ser permitidas neste fim de semana.

Já os shoppings tiveram o horário de fechamento prorrogado de 20h para 22h, mas deverão continuar a abrir ao meio-dia. Na questão das escolas privadas, ainda não há consenso. Uma nova reunião com o sindicato da categoria está prevista para esta sexta.

Aplicação da multa

O diretor de Educação da Vigilância Sanitária, Flávio Graça, explicou que a multa de R$ 107 foi fixada por um decreto de Crivella logo no início da pandemia para quem não estiver com máscara. Além dos banhistas, podem ser punidos aqueles que praticarem esportes coletivos como vôlei ou futebol, o que tem sido visto com frequência. As operações serão feitas pela Secretaria de Ordem Pública com a Guarda Municipal, em uma ação semelhante à do lixo zero e de viagens sem o pagamento de passagem no VLT, nas quais as notificações são emitidas na hora.

— No caso de quem estiver sem máscara, primeiro, a pessoa será orientada. Se descumprir, a multa será aplicada. Se mesmo assim não sair da areia, poderá ser encaminhada à delegacia. Se estiver com máscara, vale a advertência e o encaminhamento para delegacia — disse Flávio.

Fonte: Jornal Extra