Jornal Povo

Câmara de Itaguaí aprova impeachment contra prefeito e o vice, que foram afastados

RIO — O prefeito de Itaguaí, Carlos Busatto, o “Charlinho”, e seu vice, Abeilard Goulart (PP), sofreram impeachment na no fim da noite de quinta-feira, dia 9. Em uma votação na Câmara de Vereadores do município da Baixada Fluminense, 16 dos 17 políticos aprovaram o afastamento deles, após uma sessão que durou cerca de seis horas. O prefeito e o vice-prefeito tiveram seus mandatos cassados e estão inelegíveis por oito anos. O único voto favorável foi do vereador Sandro Hermínio (PP), que era líder do governo na Câmara.

Na mesma noite, o atual presidente da Casa, Dr. Rubem Ribeiro (Podemos), foi empossado como novo prefeito da cidade, em uma sessão conduzida pelo vice-presidente, vereador Noel Pedrosa (PSL). Este foi o quinto pedido de impeachment contra Charlinho e o vice-prefeito. Eles foram afastados por causa das irregularidades em um contrato de coleta de lixo na cidade. O prefeito também vai ter que dar explicações sobre a contratação de uma Organização Social para administrar a UPA da cidade.

A denúncia foi feita por uma servidora do município, que deu entrada no pedido após relatar que a família do vice-prefeito foi favorecida em uma licitação. O terreno onde ficam os caminhões da empresa Plural Serviços é da sogra do vice Abeilard, Neusa Helena Souza e Silva, como mostra o registro geral de imóveis. No documento, consta que a prefeitura contratou a empresa em novembro de 2018, sem licitação.

Os vereadores demoraram mais de um mês para conseguir entregar a notificação do processo. A Câmara não conseguia localizá-los em nenhum dos cinco endereços do prefeito e do vice-prefeito. Em março a Câmara Municipal de Itaguaí já havia cassado o mandato de Charlinho e Abelardinho, mas após uma liminar favorável do STF a sessão foi anulada.

Agora, a denúncia será encaminhada ao Ministério Público para apuração de práticas irregulares dos secretários municipais.

Fonte: Jornal Extra