Jornal Povo

Barraqueiros de praia pedem retorno ao trabalho durante protesto em frente à Prefeitura

Um grupo de barraqueiros que atua nas praias do Rio realizou um protesto na frente da sede da Prefeitura, no Centro, nesta segunda-feira. Eles cobram uma resposta do governo municipal sobre a autorização para o retorno das atividades. Na semana passada, o prefeito Macelo Crrivella afirmou que pretende liberar a permanência de banhistas nas praias apenas quando fordisponibilizada a vacina para a Covid-19.

A representante da categoria, Cristiane Alves, participou da manifestação e cobrou uma contrapartida do prefeito aos trabalhadores. Com a suspensão por tempo indeterminado, ela defende a distribuição de uma renda básica para os trabalhadores.

— Nós, comerciantes de praia, podemos sim seguir as regras de ouro, podemos inclusive ser orientadores na praia para os banhistas. Trabalhamos no maior ativo turístico do Rio de Janeiro, somos ponto de referência e ninguém entende mais de praia que o barraqueiro. Queremos conversar, trazer soluções e sugestões e acolher essas 12 mil famílias que vivem direta ou indiretamente da praia — disse durante entrevista no “RJ1”, da TV Globo.

O grupo foi recebido pelo coordenador de Controle Urbano, Eduardo Furtado, que se comprometeu a encaminhar para prefeitura um protocolo de trabalho com as sugestões dos barraqueiros. Já a prefeitura informou que as reivindicações dos barraqueiros serão encaminhadas aos órgãos responsáveis e analisadas pelos gestores.

Fonte: Jornal Extra