Jornal Povo

Em nova fase da reabertura, prefeitura libera estacionamento de veículos na orla do Rio

No primeiro sábado (17) após o início da fase 4 da reabertura da cidade do Rio, em meio à pandemia de coronavírus, cariocas e turistas voltam a poder estacionar seus veículos ao longo da orla do município. A proibição estava em vigor desde março.

A principal mudança dessa nova fase de flexibilização é a permissão da prática de esportes coletivos em praias e lagoas. Contudo, é bom lembrar que os jogos, como vôlei e futevôlei, só estão liberados nos dias de semana, de segunda a sexta.

Nos finais de semana, todos os esportes coletivos em praias e lagoas seguem proibidos para evitar aglomerações.

A prática de altinha, por ser considerada lazer, segue proibida.

Pontos turísticos

A partir da fase 4, pontos turísticos estão autorizados a reabrir com um terço da capacidade. Entretanto, Pão de Açúcar, Corcovado, Aquario e RioStar já anunciaram que só vão abrir na primeira quinzena de agosto.

Prática de altinha segue proibida no Rio durante pandemia; na imagem, em 2014, dupla em Copacabana — Foto: Arquivo: Alexandre Macieira/Riotur
Prática de altinha segue proibida no Rio durante pandemia; na imagem, em 2014, dupla em Copacabana — Foto: Arquivo: Alexandre Macieira/Riotur

O que está previsto na Fase 4

  • Esportes coletivos: (de segunda a sexta) em quadras nas praias e lagoas
  • Pontos turísticos: com 1/3 da capacidade e distanciamento de 4 m² por pessoa (procure antecipadamente o local para saber se foi reaberto)
  • Lojas de shopping e estacionamentos: a capacidade pula de 1/3 para 2/3
  • Piscinas de clubes: reabertas somente para natação (seguem proibidas para lazer)
  • Comércio de rua: – capacidade passa a ser de 2/3 e o funcionamento aos sábados está liberado a partir das 9h
  • Reabertura de estacionamentos na orla
  • Reabertura de feiras de artesanato – somente para venda de produtos desse segmento, mas proibida a comercialização de alimentos e bebidas
  • Academias: o distanciamento que era de 6 m² por pessoa passa a ser de 4 m²
  • Educação: universidades abertas somente para atividades práticas da área de saúde (medicina, fisioterapia, enfermagem)
Arte mostra o que está permitido na Fase 4 da reabertura no Rio — Foto: Infografia/G1
rte mostra o que está permitido na Fase 4 da reabertura no Rio — Foto: Infografia

Escolas

Havia previsão de que as pré-escolas e turmas de 1º e 2º ano reabrissem na fase 4, mas a Prefeitura recuou. As instituições de ensino seguem fechadas. O prefeito Marcelo Crivella disse que ouviu a opinião pública.

“60% das pessoas que ouvimos acham prematuro abrir as escolas”, afirmou na véspera.

Bar lotado no Leblon, na Zona Sul do Rio — Foto: Reprodução/TV Globo
Bar lotado no Leblon, na Zona Sul do Rio — Foto: Reprodução

Bloqueios em áreas boêmias

Contra as aglomerações registradas em points boêmios da cidade, a prefeitura vai instalar micro-polos de bloqueios. Eles funcionarão na Olegário Maciel (Barra da Tijuca), Dias Ferreira (Leblon), Praça Vanhargen (Tijuca) e Nelson Mandela (Botafogo).

O objetivo, segundo Flávio Graça, superintendente Inovação, Pesquisa e Educação de Vigilância Sanitária, é aumentar a vigilância nas ruas e impedir aglomerações.

“A gente sabe que nesses polos a população está tendo um comportamento de aglomeração maior, e a gente precisa de uma fiscalização mais incisiva para não atrapalhar a atividade de bares e restaurantes”.

Regras de Ouro da Prefeitura do Rio para a reabertura da cidade — Foto: Infografia: Fernanda Garrafiel/G1
Regras de Ouro da Prefeitura do Rio para a reabertura da cidade — Foto: Infografia: Fernanda Garrafiel

Fonte: G1