Jornal Povo

DM, academia, espaço de lazer… Fluminense projeta ampliação da área de Xerém pós-pandemia

Não é só o campo 3 do CT Carlos Castilho que está perto de ser inaugurado no Fluminense. O clube também já planeja a ampliação da área física de Xerém quando “a vida voltar ao normal”. As obras no CT das categorias de base, inclusive, já foram iniciadas, mas precisaram ser paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus.

– Assim que voltarmos a nossa vida normal, após os efeitos desta pandemia, queremos voltar com alguns projetos da ampliação da área física de Xerém, construindo alguns espaços que já estão em andamento, mas foram paralisados durante a quarentena, mas que retornaremos assim que possível. Queremos utilizar de melhor forma os mais de 120 mil m² que temos de área, no CT de Xerém. E claro continuar com o nosso trabalho, dentro do nosso currículo metodológico, para melhorar cada vez mais a formação dos Moleques de Xerém – declarou o diretor executivo das categorias de base do Fluminense, Antônio Garcia, ao GloboEsporte.com.

Os planos de ampliação do Fluminense no CTVL (Centro de Treinamentos Vale das Laranjeiras) abrangem:

  • Recepção;
  • Departamento médico;
  • Espaço de academia e fisiologia;
  • Espaço de lazer dos atletas;
  • Além da criação de uma nova sala para captação de jogadores.

Assim como no CT da equipe profissional, o Fluminense paralisou as atividades presenciais em Xerém durante a pandemia e criou um protocolo de treinos à distância em segurança para seus atletas e funcionários. Inicialmente, as atividades foram suspensas por duas semanas e, no início de abril, o clube decretou férias de um mês para todos. Os jogadores alojados no centro de treinamento voltaram para suas respectivas casas.

Já no início de maio, os atletas iniciaram as atividades remotamente, supervisionados pelas comissões técnicas, médicos, fisiologistas, preparadores físicos, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. O acompanhamento psicológico incluiu também os familiares.

Antes de iniciar os trabalhos online, o Fluminense encaminhou um questionário desenvolvido por diversas áreas do clube aos jogadores para entender o contexto de vida de cada um. A partir daí, foi planejado um cronograma com progressão pedagógica para cada categoria. Há uma preocupação, até hoje, para que as atividades não sejam estressantes, uma vez que a plataforma online ainda é vista como uma novidade pela maioria.

Sem previsão para retomada dos campeonatos das categorias de base, os treinamentos em Xerém seguem ministrados à distância, respeitando o isolamento social. A pandemia, no entanto, não acarretou em qualquer corte de investimento ou de pessoa no desenvolvimento de Xerém.

Campo 3 do CT Carlos Castilho

As obras do 3º campo no CT Carlos Castilho já foram finalizadas. A expectativa, agora, é que seja inaugurado em 45 dias a dois meses, a depender do crescimento da grama, que já foi plantada e está em processo constante de irrigação.

Inicialmente, a ideia era que o campo 3 estivesse pronto para o mês de março, justamente quando houve a paralisação das atividades por conta da pandemia, o que fez com que atrasasse o processo.

Campo 3 do CT Carlos Castilho quando ainda estava em obra — Foto: Lucas Merçon / Fluminense
Campo 3 do CT Carlos Castilho quando ainda estava em obra — Foto: Lucas Merçon / Fluminense

SEJA SÓCIO! QUEM FAZ O FLUMINENSE MAIS FORTE É VOCÊ

Fonte: GloboEsporte