Jornal Povo

Candidato à presidência da Câmara, deputado distribui anéis banhados a ouro e prata

BRASÍLIA — Candidato à presidência da Câmara e presidente da bancada da bala, o deputado Capitão Augusto (PL-SP) está distribuindo dois modelos de anéis aos colegas, um banhado a ouro e outro de prata. O parlamentar diz que teve a ideia de entregar os presentes quando foi “muito elogiado” ao desfilar pelo plenário com adereço dourado, que carrega a inscrição “Poder Legislativo” e o desenho arquitetônico do Congresso Nacional.

A ação de Capitão Augusto foi publicada pela revista “Veja”. Ao GLOBO, o próprio deputado deu mais detalhes sobre o mimo. Empenhado desde janeiro na disputa pela sucessão do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ele afirma que não há intenção eleitoral.    

— No mandato passado eu tinha feita um anel para mim, personalizado, da Câmara dos Deputados. Ficou muito bonito mesmo. Um amigo meu faz esse tipo de anel. E aí, lá na Câmara, vários parlamentares viram e quiseram. Mas eu não ia cobrar deles. Então dei de presente para os meus amigos esses anéis — diz Capitão Augusto.

O parlamentar diz que distribuiu o modelo banhado a ouro a “uns dez deputados” , após pagar do próprio bolso, mas não viu até agora ninguém usando o presente. Já a versão de prata será distribuída a quem aderir à Frente Parlamentar dos CACS (Colecionadores, Atiradores e Caçadores). Ele calcula que serão mais de 80.

— Eu pensei: vou fazer um anel (para os apoiadores dos CACS). Mas será só de prata, não é banhado a ouro. Mandei um e-mail para os deputados para que informassem a numeração dos anéis para poder presentear. Tem que ter numeração, não tem jeito. Anel apertado não serve.

https://www.instagram.com/p/CC91SySHVkA/?utm_source=ig_embed

Capitão Augusto costuma dar outros presentes aos colegas. Já distribuiu canetas em formato de arma e prendedores de gravata em formato de fuzil.

— Vincularam (os anéis) à minha candidatura à presidência da Câmara. Me falaram assim: “Poxa, você está distribuindo anel”. Eu respondi: “Gente, se fosse tão fácil assim de ter voto com um simples anel de prata qualquer um seria presidente da Câmara”. Isso daí é só cortesia. É pela consideração pessoal com os deputados.

Perguntado sobre o custo do objeto, ele despistou:

—  Não falar nem a questão do custo porque é presente. Mas não é caro. É barato. É muito bonito, vou mandar uma foto para você porque é muito bonito mesmo.

Um dos agraciados com a “cortesia” do anel banhado a ouro foi Hugo Leal (PSD-RJ), que integra a Frenta Parlamentar de Segurança.

— Essa oferta do anel já circulou na Câmara no ano passado, não me lembro se foi o Capitão Augusto que ofereceu. Mas declinei na outra ocasião e declinei de novo agora.

O deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) opinou sobre a cortesia de Capitão Augusto.

— Um mau gosto ético e estético.

Fonte: O Globo