Jornal Povo

Fluminense vence o Botafogo em primeiro amistoso preparativo para o Brasileiro

A boa relação entre Fluminense e Botafogo fora de campo durante o Campeonato Carioca proporcionou um primeiro encontro amistoso animado na preparação para o Brasileiro. Com as duas equipes ainda em busca de melhor conjunto e condição física para o restante da temporada, o Fluminense se saiu melhor, com gol de Michel Araújo: a 1 0. Resultado que não resume o jogo, mas indica a pequena diferença entre as equipes e a qualidade técnica dos seus jogadores.

Embora o gol só tenha saído no estádio Nilton Santos aos 28 minutos da etapa final, a partida teve direito a perda de pênalti pelo Botafogo, nos pés de Pedro Raul, momentos antes. Àquela altura, o time de Paulo Autuori poderia estar na frente no placar, já que na etapa inicial havia acertado uma bola no travessão, com Bruno Nazário.

As chances mais perigosas não significaram um domínio do Botafogo, apenas uma eficiência maior que o Fluminense. A equipe de Odair Hellmann demonstrou um maior entrosamento e conseguiu aplicar de forma mais convincente a proposta de jogo de seu treinador. Não que o Botafogo não tenha equilibrado as ações ao longo da partida, mas o controle de bola era maior pelo rival.

Odair, técnico do Fluminense — Foto: André Durão
Odair, técnico do Fluminense — Foto: André Durão

Vale lembrar que o Botafogo foi comandado por Honda, e não utilizou nenhum atleta recém-contratado, nem no banco. Barrandeguy e Guilherme Santos ocuparam as laterais, enquanto Danilo Barcelos jogou adiantado na ponta.

Sem Fred, que se recupera de cirurgia no olho, o Fluminense repetiu a formação que deu trabalho ao Flamengo, com Evanilson avançado, e Nenê como homem mais técnico e experiente, sem Ganso.

Equilíbrio

Mesmo assim, no primeiro tempo, houve equilíbrio físico e revezamento na proposta do jogo. O Flu conseguiu rodar melhor o jogo, e dificultou a saída do Botafogo para roubar a bola mais rapidamente. As jogadas alvinegras surtiam efeito pelas laterais e nos cruzamentos, circunstância em que Bruno Nazário quase abriu o placar.<SW>

A melhor oportunidade do Fluminense foi já no fim da etapa inicial, justamente com Evanilson, em chute cruzado que passou perto do gol de Gatito Fernández. No segundo tempo, com as substituições, o jogo se abriu. Com Ganso já em campo, o Fluminense diminuiu a marcação, e Hudson cometeu pênalti em Honda. Pedro Raul isolou por cima do travessão.

No minuto seguinte, o técnico Odair Hellmann colocou o uruguaio Michel Araújo, que fez seu nono jogo pelo Fluminense. Após bola espirrada no ataque, o canhoto encaixou o arremate no contrapé de Cavalieri, que havia entrado há pouco, e estava frio. Sem o poder de reação esperado, o Botafogo mexeu bastante, mas o jogo caiu em qualidade e em oportunidades. Mais compacto, o Flu não correu mais riscos em seu campo.

O segundo amistoso entre as duas equipes, no mesmo estádio, será em 1º de agosto. Os jogos levam o nome de Taça Gérson e Didi, em homenagem aos ídolos que vestiram a camisa dos dois clubes. A taça também leva o nome de Solidariedade, parte da programação da FluFest, evento de comemoração aos 118 anos do clube das Laranjeiras.

Na preliminar, o sub-23 do Fluminense venceu o sub-20 do Botafogo por 1 a 0, no mesmo estádio. Com um golaço do camisa 10 Luiz Henrique, os garotos tricolores bateram o rival com facilidade. As equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado, mais uma vez no Nilton Santos.

Antes das partidas, o Botafogo comunicou que o jovem Luis Henrique testou positivo para Covid-19 e ficou fora da partida.

Quem também foi cortado do jogo foi Gabriel Cortez. Na madrugada de ontem, o jogador fez uma live, bebendo e elogiou o rival Flamengo.

O episódio acelerou a saída, já que ele foi informado que não está nos planos.

Fonte: Jornal Extra