Jornal Povo

Assembleia do Rio avalia criar nova comissão do impeachment com todos os 70 deputados estaduais

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio, André Ceciliano (PT), vai reunir-se, às 9h desta terça-feira (28), com os procuradores da casa, com o presidente da comissão que analista o pedido de impeachment do governador Wilson Witzel, Chico Machado (PSD0, e o relator, Rodrigo Bacellar (SDD), para discutir a liminar concedida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, dissolvendo o grupo por não respeitar o princípio da proporcionalidade.

Eles vão decidir o caminho a ser tomado.

Inicialmente, a ideia era criar uma comissão ampla, com todos os 70 deputados estaduais. Mais proporcional, impossível.

Mas há o temor de que a estratégia revele-se ilegal, porque a decisão da comissão automaticamente já anteciparia o julgamento do mérito, que deveria ficar a cargo do plenário.

Outra ideia a ser decidida é o novo prazo. Também em princíipio foi pensado em fazer uma sessão por dia, para que o governador tivesse que apresentar sua defesa em até duas semanas.

Mas alguém alertou que a legislação prevê um prazo mínimo de 20 dias.

De certo mesmo é que a Assembleia vai recorrer da decisão de Toffoli. E que tudo pode mudar de novo na segunda-feira quando acabar o recesso e o ministro Luiz Fux, que foi sorteado para examinar a questão, retornar ao batente.

Fonte: Jornal Extra