Jornal Povo

Para preservar o campo do Caldeirão, Vasco inicia treinos no reformado São Cristóvão, berço do Fenômeno

Um dos caminhos possíveis para o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro é a Linha Vermelha. E, no percurso, muitos fãs de futebol que dão uma olhadinha para o lado direito da pista se surpreendem com a inscrição “Aqui Nasceu o Fenômeno” em uma parede antes bastante surrada. Trata-se do São Cristóvão, um dos clubes mais tradicionais do futebol carioca e que revelou o craque Ronaldo. Hoje revitalizado, o São Cri Cri, campeão estadual de 1926, receberá a partir desta terça-feira o vizinho mais famoso do bairro, o Vasco, que lá treinará até a véspera da estreia no Brasileiro, prevista para 9 de agosto, contra o Palmeiras, em São Paulo.

Para preservar o gramado de São Januário, onde o elenco profissional vinha treinando desde 1º de junho, o Vasco pensou no Estádio Ronaldo Luis Nazário de Lima, rebatizado em 2013 numa homenagem ao Fenômeno e anteriormente conhecido como Figueira de Mello. E foi justamente um olhar lançado da Linha Vermelha que deu o empurrão para o acerto.

  • Sobre o São Cristóvão, a gente já tinha pensado nisso, mas tinha preocupação em relação às condições. Havia uma ideia de fazer intertemporada fora do Rio na necessidade de preservar e fazer uma manutenção mais intensa em São Januário. Mas, em função de calendário e logística, ficaria difícil. O André Souza, nosso gerente de futebol, passou pela Linha Vermelha olhou e disse: “Acho que o campo está bom”. Nossa comissão técnica foi lá e confirmou que o campo estava muito bem cuidado – revelou o executivo de futebol do Vasco, André Mazzuco.

A observação de André e a visita de Ramon com sua comissão técnica se deram na semana passada, a mesma na qual foi ratificado o acerto para o Vasco treinar onde “nasceu o Fenômeno”.

De acordo com André Mazzuco, a proximidade entre os estádios foi fundamental para a escolha. As atividades em academia e coordenadas pelo setor de fisioterapia, porém, seguem em São Januário.

– O São Cristóvão nos permite uma facilidade na logística que é importante. Podemos continuar usando o local do nosso Núcleo de Saúde e Performance em São Januário, mas os treinos no campo serão feitos no São Cristóvão, onde podemos chegar no máximo em sete minutos.

Arquibancada do São Cristóvão, que receberá o Vasco, foi reformada — Foto: Divulgação/São Cristóvão
Arquibancada do São Cristóvão, que receberá o Vasco, foi reformada — Foto: Divulgação/São Cristóvão

Mazzuco ainda confirmou que o Vasco pagará pelo aluguel do Estádio Ronaldo Nazário de Lima. Segundo o GloboEsporte.com apurou, o clube, parceiro antigo do São Cristóvão, fez um acordo para pagar pela manutenção do local durante o período de utilização.

A reforma do estádio “onde nasceu o Fenômeno”

Um dos clubes mais importantes do Rio de Janeiro, o São Cristóvão ultimamente chamava atenção pelas condições precárias do campo localizado na Rua Figueira de Mello, número 200. Quem gosta de futebol e viu o São Cri Cri na Primeira Divisão era incapaz de não lamentar ao ver o quão sucateado estava.

Gerente Comercial e de Marketing do São Cristóvão, Thiago Vancellote detalhou a reforma que transformou o esburacado gramado do Estádio Ronaldo Nazário em tapete.

– Quando cheguei, no ano passado, já estava em curso a revitalização do clube. Uma das vertentes era revitalizar o marketing e também o campo. Buscamos várias empresas e conseguimos fechar uma parceria com a Green Grass. Eles fazem consultoria pra nós e nos fornecem grama e produtos. Temos conversa firme com eles sempre e estamos fazendo também a sede náutica com eles.

– Foi retirada a grama da metade do campo. Em um espaço dentro do próprio clube, já íamos plantando algumas novas partes também, e, aos poucos, fomos recolocando no campo. Reativamos todo o sistema de irrigação e, em cerca de 6 meses, o campo estava pronto. Neste período os vestiários também foram reformados – explicou Vancellote.

Vale destacar que, embora o São Cri Cri esteja na Terceira Divisão do Rio (que não será realizada em 2020), as redes sociais do clube têm sido superativas desde o ano passado. Após a divulgação da parceria com o Vasco, feita pelo canal “Atenção, Vascaínos”, na última sexta-feira, os perfis passaram a badalar a iminente presença do tradicional vizinho.

Thiago Vancellote, diretor de marketing do São Cristóvão, ao lado de José Trajano — Foto: Arquivo Pessoal
Thiago Vancellote, diretor de marketing do São Cristóvão, ao lado de José Trajano — Foto: Arquivo Pessoal

Com a bênção do Fenômeno, o Vasco inicia nesta terça-feira a fase final de sua preparação para o Campeonato Brasileiro. Inspiração não faltam aos mais jovens para driblar, vencer e fazer muitos gols.

Confira a visão panorâmica do Estádio Ronaldo Nazário, do São Cristóvão — Foto: Divulgação/São Cristóvão
Confira a visão panorâmica do Estádio Ronaldo Nazário, do São Cristóvão — Foto: Divulgação/São Cristóvão

Seja Sócio Gigante agora!

Fonte: GloboEsporte