Jornal Povo

Polícia Civil apreende 44 pássaros silvestres que eram comercializados ilegalmente em Nova Iguaçu

Policiais da 56ª DP (Comendador Soares) apreenderam, nesta quinta-feira (30), 44 pássaros, sendo que 41 deles usavam anilhas. Entre as espécies havia coleiro, trinca ferro e tiziu. A apreensão aconteceu no bairro Nova Era, na Baixada Fluminense. Ao todo, 27 pessoas foram autuados por crime ambiental e infração de medida sanitária preventiva  em razão do enfrentamento do Covid-19.

Os agentes receberam uma denúncia de que estava ocorrendo uma feira de pássaros silvestres. Ao chegarem ao local, os policiais constataram que se tratava de um galpão preparado para competições de canto de pássaros, conhecido como Baderna, e que  os proprietários dos pássaros comercializavam os animais.

Como os proprietários não apresentaram a devida documentação todos foram apreendidos e encaminhados para Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS)– IBAMA), para que os técnicos e biólogos capacitados verificassem o estado de saúde, a espécie e as respectivas anilhas.

Há diversas fraudes envolvendo o anilhamento e registro de pássaros silvestres, que fomenta um mercado negro de comércio e exploração. Sendo uma das modalidades o aproveitamento de anilhas de pássaros mortos.