Jornal Povo

Vencendo os obstáculos da pandemia

Andreia, que vende frangos por conta própria em São João de Meriti, conta como tem levado o seu empreendimento mesmo com as adversidades causadas pela covid-19.

Com a pandemia do novo coronavírus, quem trabalha por conta própria teve que se adaptar ao momento.  Pequenos e médios empreendedores, que antes do período de isolamento tinham um lucro regular, hoje precisam se adaptar com a retomada gradativa para manterem seus negócios de pé.

A Andreia Barbosa, de 53 anos, mora no bairro Vila Norma, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Ela vende frangos em frente à sua casa, tinha uma quantidade de 200 vendas aos finais de semana, que é quando ela abre seu empreendimento. Com o avanço da pandemia, as vendas foram caindo e a preocupação só aumentou, uma vez que ela usa a renda para ajudar nas despesas de casa, pagar as pessoas que trabalham com ela e ajudar a filha a pagar a faculdade.

“Entre sábado e domingo eu vendo 200 frangos. Mas, com a pandemia, o meu frango caiu muito. Eu fiquei desesperada porque tenho uma filha que está se formando na faculdade. Também tem um rapaz que me ajuda a limpar os frangos. Tem uma outra menina que me ajuda no apoio. Eu não sabia como ia fazer para pagar todo mundo. Eu achei que teria que fechar as portas do meu empreendimento”, conta.

Andreia vende seus frangos em casa – foto de arquivo pessoal

Andreia chegou até mesmo a colocar serviços de delivery, mas quase não saiam pedidos. Mas, mesmo com todos os obstáculos, ela conseguiu seguir em frente e não precisou parar com seu trabalho. O medo de ter que fechar já não existe mais e ela agradece aos clientes que não a abandonaram e continuaram comprando seus frangos, ajudando-a nesse momento tão difícil.

“Mantenho minha cabeça erguida, pensando positivo e acreditando que tudo isso vai passar rápido. Graças a Deus eu continuo vendendo os meus frangos. Melhorou bastante. Todos que trabalham comigo usam máscara, os clientes têm álcool em gel para se higienizar. Meu movimento não está 100% como antes, mas posso dizer que voltou 80%. Consegui manter. E é isso, sigo vendendo meus frangos”, diz ela. “Amo os meus fregueses. Sou muito respeitada na Vila Norma. Eu agradeço a eles por não terem deixado de comprar comigo em momento nenhum” completou.

O melhor frango de Meriti

Andreia vende frangos em frente à sua casa há 8 anos. Na Vila Norma, os moradores dizem que são os melhores da região, todos que compram gostam e indicam. Vendidos por R$ 20 reais, os frangos vêm acompanhados com batata e farofa. Além disso, quem quiser também  pode levar as porções adicionais de  feijão tropeiro ou salpicão, que custam R$ 10 reais cada um.  

Quem quiser comprar com ela é só ir na Rua Santinoni, número 18 – Bairro Vila Norma – São João de Meriti. Próximo ao mercado Supermarket.