Jornal Povo

Marcos Paulo e Evanilson dão gás ao Fluminense, mas coletivo apagado liga alerta para Brasileirão

Assim como a vitória por 1 a 0 no primeiro amistoso, o empate em 1 a 1 com o Botafogo, neste sábado, ligou o sinal de alerta do Fluminense para o Campeonato Brasileiro. A equipe de Odair Hellmann não perdeu, mas também ficou longe de apresentar um bom futebol.

A uma semana do início do Brasileirão, o time, mais uma vez, mostrou que ainda precisa evoluir, o que pode ser dificultado com o calendário “elétrico” de jogos – só em agosto, serão seis rodadas da Série A. Equilibrar treinos táticos com jogos, atividades regenerativas e descanso será um desafio (não só para Odair, mas para todos os treinadores).

https://www.youtube.com/watch?v=sxCo_84OlLE
Melhores momentos: Botafogo 1 x 1 Fluminense em amistoso

O Fluminense não sofreu tanto no clássico, apesar do Botafogo ter chegado com perigo com Rhuan e Pedro Raul, no primeiro tempo, e Matheus Babi, autor do gol na segunda etapa. Mas novamente faltou criatividade ao meio de campo e velocidade nas transições das jogadas.

Para o amistoso, Hudson ficou fora por conta de uma entorse no tornozelo esquerdoe Yago foi poupado por cansaço muscular. Odair, então, optou por Yuri e Michel Araújo. O primeiro não aproveitou bem a oportunidade: estava perdido no lance do gol de empate e foi expulso por falta dura em Bruno Nazário. O uruguaio, por sua vez, teve atuação burocrática no primeiro tempo, mas cresceu na reta final, mostrando que pode ser uma opção criativa em um meio de campo previsível.

Com a saída de Yago para entrada de Araújo, Nenê foi deslocado para o meio, mas ficou longe de repetir as boas atuações do início da temporada. Inclusive caiu de rendimento consideravelmente pós-paralisação. É indiscutível a habilidade do veterano, mas é interessante também pensar em um time mais leve em determinas partidas ou situações de jogo.

Nenê e Bruno Nazário em amistoso Botafogo x Fluminense — Foto: André Durão
Nenê e Bruno Nazário em amistoso Botafogo x Fluminense — Foto: André Durão

Em meio a uma noite em marcha lenta tricolor, a dupla Marcos Paulo e Evanilson mostrou entrosamento. Não que seja novidade. MP jogou aberto pelo lado esquerdo, mas muito mais livre para criar e jogar de frente para o gol. E deu certo! Em função que se sente mais à vontade, o atacante foi quem mais chamou a responsabilidade pelo lado do Fluminense. No segundo tempo, foi efetivo ao enfiar excelente bola para o centroavante fazer o “facão” e abrir o placar do clássico.

Evanilson, por sua vez, se movimentou bastante, dando opção e trabalho à dupla de zaga adversária. Os dois, apesar de jovens, se credenciam para ser protagonistas em um Fluminense ainda carente de jogadas ensaiadas.

A dupla, no entanto, não pode ser o único gás da equipe “na frente”, principalmente em um campeonato longo como o Brasileirão. O desafio será encontrar opções em meio à maratona de jogos. Mas Odair, é claro, tem boas peças, como Nenê e Fred, mesmo que com outras características e não em todos as partidas, além de Miguel, Wellington Silva, Fernando Pacheco…

Entre preocupações e um sopro de esperança, o próximo desafio do Fluminense acontece em uma semana: domingo, dia 09 de agosto, às 19h (de Brasília), contra o Grêmio, na casa do Tricolor gaúcho.

SEJA SÓCIO! QUEM FAZ O FLUMINENSE MAIS FORTE É VOCÊ

Fonte: GloboEsporte