Jornal Povo

Fonoaudiologia aplicação na recuperação da Covid-19

Aline Braga

Os profissionais da área da Saúde atuam como equipe multidisciplinar para a recuperação dos pacientes com a COVID-19.para ter uma melhor resposta não só na parte clinica, mas também motora e funcional.

é fundamental a essa recuperação, como nos contou a Fonoaudióloga Aline Braga, que atuou no front ao lado de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas em um hospital municipal do Rio.
Apercebendo-se da grande instabilidade clínica dos pacientes com COVID-19 ao longo do dia, Aline Braga estendeu a duração dos plantões do Serviço de Fonoaudiologia do seu hospital até a noite. Assim, saindo às 21h (em vez às 16h),

os Fonoaudiólogos do seu hospital puderam acompanhar todas as refeições do dia dos pacientes, atuando rapidamente sobretudo nos casos de piora clínica e inviabilidade de alimentação por via oral (pela boca) com segurança, ou seja, sem risco de broncoaspiração.
A fonoaudióloga, que está agora no Brasil mas reside e trabalha na Europa, achava que por se tratar de um hospital do SUS não iria conseguir aprovação para mudar o horário dos plantões.

Para sua surpresa, sua chefia apostou na ideia e, assim, a sua equipe pôde não só fazer a diferença dentro do seu hospital e no Brasil, como quem sabe até conseguir que alguma futura lei ampare o fonoaudiólogo nesses sentido, melhorando o atendimento prestado à população internada até mesmo por outros motivos.


“É um sonho meu neste momento, que eu acho possível de ser alcançado pela melhora que nós tivemos! Podendo acompanhar todas as refeições dos pacientes, nós pudemos retirar a alimentação por via a via oral daqueles pacientes com risco de broncoaspiração pelo cansaço e pela taquipnéia provocados pela grave afetação pulmonar desses pacientes. Assim, conseguimos que eles efetivamente se recuperem da pneumonia viral, sem adquirir uma pneumonia aspirativa, que é a principal função do fonoaudiólogo em qualquer quadro de internação no hospital“.
Aline Braga