Jornal Povo

Gols, como titular, em clássicos… Evanilson supera os números de Pedro em início pelo Fluminense

Último centroavante revelado pelo Fluminense, Pedro mostrou faro de artilheiro no profissional; foi convocado por Tite para a seleção brasileira; cobiçado pelo Real Madrid, da Espanha, antes da grave lesão no joelho direito; e vendido por R$ 50,2 milhões para a Fiorentina, da Itália, que o emprestou ao Flamengo. Deixou saudade em muitos torcedores, mas vários outros já estão esquecendo dele.

Isso porque o mais novo centroavante da fábrica de Xerém parece ser ainda mais promissor: Evanilson. O sucessor de Pedro não tinha tanto destaque na base, onde jogava de ponta. Só passou a atuar centralizado após voltar do Samorin, clube da Eslováquia que tinha parceria com o Fluminense, e aí virou o artilheiro do Campeonato Brasileiro Sub-20. E não parou de estufar as redes no profissional.

Atualmente, Evanilson tem 21 jogos no time principal. Se comparar com as primeiras 21 partidas de Pedro no clube, o atual centroavante tricolor perde no quesito assistências, mas ganha com sobras no número de gols, tendo mais que o dobro do seu antecessor. A média hoje de Evanilson, de 0,42 gols por jogo, também é maior do que a de Pedro, que marcou 31 vezes em 94 partidas (média de 0,32).

Evanilson x Pedro

EVANILSONPEDRO
Jogos2121
Gols94
Assistências02

Fonte: Fluzao.info

Uma diferença entre os dois é que Pedro, quando surgiu, tinha Henrique Dourado como titular absoluto, na maioria das vezes saiu do banco em seu início no profissional e demorou mais para ganhar a vaga na equipe. Por sua vez, Evanilson já começou 2020 com status de solução após os dois gols em sua estreia como titular no fim do ano passado, e Fred ainda não se firmou após sua volta. Mesmo comparando só os jogos em que começaram em campo, o centroavante atual ainda leva a melhor.

Evanilson x Pedro

EVANILSONPEDRO
Jogos como titular1515
Gols85
Assistências01

Fonte: Fluzao.info

Evanilson também ganha no comparativo em clássicos. Enquanto ele marcou logo em seu segundo jogo contra um rival, diante do Flamengo, Pedro só desencantou em seu 11º confronto, também contra o Rubro-Negro. Evanilson precisou de nove clássicos para marcar sobre os três rivais do Fluminense, enquanto seu antecessor precisou de 15 para estufar as redes também de Botafogo e Vasco.

Com apenas 20 anos, Evanilson já ganhou elogios até mesmo do experiente Fred, que tem quase o dobro de sua idade (36). Em sua primeira entrevista coletiva desde seu retorno às Laranjeiras, o ídolo encheu a bola do menino, disse que ele “cheira a gol” e acredita ter espaço para ambos jogarem juntos:

– Deu para ver que ele é muito acima da média, vai fazer muitos gols esse ano. Está aprendendo muito posicionamento, com 20 e poucos anos mostrando que faz diferença. (…) É muito rápido e cheira gol, estou chamado ele para encostar quando (a bola) estiver do lado contrário, acho que também podemos jogar juntos – disse Fred, que recebeu de Evanilson a camisa 9, em junho.

Camisa 99 já marcou quatro gols em nove clássicos — Foto: Mailson Santana / FFC
Camisa 99 já marcou quatro gols em nove clássicos — Foto: Mailson Santana / FFC

Diferente de Pedro, Evanilson não pertence ao Fluminense. Apesar de ser formado na casa, ele não teve o contrato renovado e nos últimos meses de vínculo assinou com a Tombense-MG. Para continuar em Laranjeiras, o Tricolor conseguiu um empréstimo até o fim de 2021 e manteve 10% dos direitos econômicos, além de 20% de taxa de vitrine. Após os gols e boas atuações, o centroavante está valorizado no mercado, mas ainda não recebeu propostas.

SEJA SÓCIO! QUEM FAZ O FLUMINENSE MAIS FORTE É VOCÊ

Fonte: GloboEsporte