Jornal Povo

Segurança para a população de Mesquita

PROEIS é lançado em Mesquita

Com participação de Flávio Bolsonaro, município lança programa que resulta em 24 policiais atuando na segurança da cidade em seus horários de folga, diariamente, custeados pela prefeitura

Foi lançado nesta quinta-feira, dia 6 de agosto, o PROEIS em Mesquita. Com o Programa Estadual de Integração na Segurança, o patrulhamento na cidade fica reforçado graças à atuação de 24 policiais. Os profissionais trabalharão em seus dias de folga, uma iniciativa custeada integralmente pela prefeitura e com o dinheiro revertido exclusivamente para o pagamento desses policiais. O lançamento no município aconteceu no auditório Zelito Viana, na sede da Prefeitura de Mesquita. E contou com a participação do senador Flávio Bolsonaro.

Desejo que esses policiais deem o melhor pela cidade. Sei da competência de quem está tocando a segurança por aqui, Mesquita está muito bem assessorada nesta área. No que depender de mim, Mesquita vai continuar tendo todo o carinho, atenção e o que estiver ao meu alcance para ajudar a cidade”, avisou Flávio Bolsonaro, ao lado do prefeito Jorge Miranda; do vice-prefeito Waltinho Paixão, do secretário municipal de Segurança de Mesquita, Cel. Sergio Mendes; do tenente-coronel João Jacques Soares Busnello, comandante do 20º BPM (Mesquita); e do delegado titular da 53ª DP (Mesquita), Dr. Claudio Vieira.

O termo de cooperação para a adoção do PROEIS em Mesquita tem validade de um ano, mas sua prorrogação é automática, caso não seja encerrado. Hoje, a Guarda Municipal de Mesquita conta com 88 agentes em atividade. Com o PROES, 24 policiais reforçarão a segurança nos dias úteis e 12 atuarão pela cidade aos sábados, domingos e feriados.

A sociedade sempre cobra uma atenção especial com a segurança e o PROES chega para trazer isso. Essas equipes trabalharão em conjunto com o 20º BPM, o que fará com que mais áreas estejam sendo cobertas pelo patrulhamento da PM”, explica Jorge Miranda.

Oito viaturas

Os policiais trabalharão sempre em duplas e uma viatura para cada dois profissionais. Para isso, oito veículos foram plotados pela Prefeitura de Mesquita especificamente para o serviço. Eles seguem o padrão de identificação das viaturas da Guarda Municipal, mas trazem na carroceria a inscrição “Polícia” e “PROEIS”, por exemplo, para diferenciá-los dos automóveis utilizados pelos guardas municipais.

Esse é um projeto que vem sendo estudado há muito tempo, mas tratava-se de um investimento alto e precisávamos garantir recursos para esse custo. A vida do cidadão é o principal patrimônio que ele tem, então precisamos preservá-la”, diz o secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania de Mesquita, Cel. Sergio Mendes. Ele adianta também como está sendo feito o planejamento das rotas de policiamento dos policiais do PROEIS em Mesquita. “Desde 2017, temos um termo de cooperação com o ISP (Instituto de Segurança Pública). Realizamos, mensalmente, um estudo da mancha criminal da cidade. E será especialmente nessas regiões o foco de atuação do PROEIS”, adianta Mendes.