Jornal Povo

Startup lança letreiros para carros de aplicativo, e motoristas faturam renda extra

A startup brasileira Mobees começou a instalar painéis LEDs inteligentes sobre carros de aplicativos, como Uber, 99 e Cabify, para a distribuição de anúncios digitais no Rio de Janeiro. A novidade serve como renda extra para os motoristas.

A empresa é a primeira solução de mídia sobre rodas, 100% digital e em escala, da América Latina. Em fevereiro, a Uber havia anunciado planos de oferecer letreiros para marketing nos veículos mas, com o coronavírus, não fez nenhum lançamento até o momento.

Por enquanto, há apenas 100 carros com o dispositivo na cidade. Porém, outros 14 mil aguardam na fila de espera para a colocação. O parceiros recebem R$ 250 no primeiro mês, e o valor segue aumentando até atingir o limite de R$ 1 mil no quarto mês. A única condição é cumprir uma jornada de 40 horas semanais.

Os aparelhos são programados com base em geolocalização, data, horário, clima e outras condições para exibir propagandas relevantes para os clientes. Dados coletados pela organização apontam que, só no mês de junho, foram mais de 100 mil quilômetros rodados e mais de 6 milhões de potenciais visualizações por semana.

De acordo com Fábio Barcellos, cofundador da Mobees, já há outras 20 cidades mapeadas para o crescimento futuro da operação no no Brasil e em mais cinco países:

— Os motoristas não têm nenhum gasto para aderir ao programa e não há incentivo financeiro para que trabalhem mais. O objetivo é que eles não precisem cumprir jornadas exaustivas para ter uma renda decente. No futuro, a Mobees espera atender também táxis comuns.

Barcellos ainda destaca que a adesão das marcas tem sido fundamental para o sucesso do negócio e que a ideia é dobrar essa quantidade a partir de outubro. Entre as que já anunciam estão: Unimed Rio, Faculdade Descomplica, Onet, StopClub e Free Wipes.

A startup também possui uma parceria com o SindRio para divulgar restaurantes e bares que perderam faturamento em razão da pandemia.

Fonte: Jornal Extra