Jornal Povo

PREFEITURA DE MANGARATIBA CONCLUI REVITALIZAÇÃO DAS RUÍNAS DA PRAIA DO SACO

Em uma cerimônia linda e emocionante, que precisou ser readaptada por conta da pandemia, o Prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeiro, e o vice-prefeito Chicão da Ilha, entregaram na noite desta sexta-feira (07) a revitalização da Ruínas da Praia do Saco. Toda a área do monumento histórico foi repaginada e ganhou novas calçadas, rampas de acessibilidade, iluminação astística e uma pintura especial feita pelo artista da cidade, João Carlos Correa.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
Prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeiro, e o vice-prefeito Chicão da Ilha, entregaram na noite de sexta-feira (07) a revitalização da Ruínas da Praia do Saco.

“Hoje é um dia para ficar na história de Mangaratiba. Não só por estar entregando mais um espaço tão importante como a revitalização, mas, por todo o significado histórico que a valorização das ruínas trás. O monumento preservado tem a memória de Mangaratiba e o sacrifício daqueles que construíram a cidade com suas próprias mãos. O desenvolvimento do município começou pela cidade e depois esse espaço ficou abandonado. Mas hoje, vendo essas ruínas cuidadas e paredes cheias de cor, me dá a certeza de que Mangaratiba já vive um novo tempo e é assim, que vamos prosseguir. Cuidando do nosso município e da nossa gente”, disse o Prefeito.

Além das melhorias e da nova iluminação, que tem como objetivo valorizar as construções seculares que resguardam a memória do período imperial brasileiro e da história comercial do município, a Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos, também fez a manutenção geral de todo o entorno das ruínas. A área recebeu capina, varrição, poda de árvores, retirada de lixos, entulhos e outros serviços.

A cerimônia de inauguração ainda contou com a participação da historiadora e professora do município Mirian Bondim, que apresentou um resumo sobre a história das ruínas, e apresentações culturais do Grupo de Jongo Filhos da Marambaia e do Mestre de Capoeira Paulo Dendê.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
Professora Mirian Bondim – Foto Reprodução

Participaram do evento os Secretários Municipais Roberto Monsores (Turismo, Cultura e Eventos), Roberto Cesar Oliveira (Agricultura e Pesca), Fernanda Porto (Meio Ambiente), Sandra Castelo Branco (Saúde), Jefferson Teixeira (Administração), Márcio Gomes (Obras), Jorge Fernandes (Serviços Públicos), Roberto Castilho (Comunicação), Hamilton Lopes (Educação), o Procurador Geral do Município, Adilson Câmara; o Chefe Geral de Gabinete, Jonathan Marins Aguiar; o Presidente da Fundação Mário Peixoto, Jefferson Dias; e os vereadores Edu Jordão, Renato Fifiu, Emilson da Farmácia, Rodrigo Bondim, Wlad da Pesca e Helder Rangel.

MELHORIAS EM OUTROS PATRIMÔNIOS

Além das ruínas, nesta semana a Cachoeira dos Escravos e o Bebedouro da Barreira, na Serra do Piloto, também ganharam iluminação artística. Ambos os espaços ainda passaram por manutenção e limpeza geral.

“Estamos cuidando de cada cantinho da nossa cidade e desses espaços importantes da história de Mangaratiba. Preservá-los é uma obrigação de todos nós. Por isso, pedimos que a população usufrua, tire fotos, aproveite, mas, também nos ajudem a cuidar com carinho de cada um deles”, pediu o Prefeito.

Fonte: PMM