Jornal Povo

Inspirados em Filipe Luís e em nome de amigo vítima no Ninho, jovens assinam primeiro contrato com o Flamengo

Dois contratos assinados, mas uma vitória tripla. O Flamengo acertou nesta semana os primeiros vínculos profissionais de duas promessas da geração 2004: Eduardo Félix, volante, e Peterson, atacante. O que une a dupla, no entanto, vai muito além da idade e da origem catarinense: levam consigo a lembrança da amizade com Vitor Isaías.

Vitor Izaias, Dudu e Peterson jogaram juntos dos 6 aos 13 anos — Foto: Arquivo Pessoal
Vitor Izaias, Dudu e Peterson jogaram juntos dos 6 aos 13 anos — Foto: Arquivo Pessoal

Os garotos, que aguardam um sinal do Flamengo para retomada dos treinos do sub-16 e 17, foram descobertos no mesmo projeto social do atacante que morreu no incêndio do Ninho, em fevereiro do ano passado. Juntos desde os seis anos de idade, Dudu, Peterson e Vitor encantavam com a camisa do Figueirense no futsal e despertaram o interesse de clubes maiores.

O trio foi descoberto pelo Professor Campana, no projeto social Apaff, na capital de Santa Catarina. Já no Sub-13, disputaram um Brasileiro de Futsal com a camisa do Figueira e foram campeões. Na final, um sonoro 5 a 0 sobre o Fluminense seguido de muitos convites.

Dudu e Peterson chegaram juntos ao Flamengo, em 2017 — Foto: Arquivo Pessoal
Dudu e Peterson chegaram juntos ao Flamengo, em 2017 — Foto: Arquivo Pessoal

Eduardo Félix e Peterson optaram pelo Flamengo, Vitor Isaías foi para o Athlético-PR. Separação que não durou um ano, até a transferência do atacante para o Ninho do Urubu. A parceria continuou até a tragédia de 8 de fevereiro, mas os remanescentes levam consigo o sonho do amigo:

“É uma superação, mas ao mesmo tempo senti algo especial como motivação em vencer, lutar por eles e também pelo Vitor. O que fazemos com eles é mostrar os obstáculos”

– É apenas o início de uma carreira e temos que superar algumas coisas. Essas conversas são importantes. E quando acontecem momentos difíceis como o que aconteceu, para nós e para eles, que viviam quase que como irmãos – diz Sávio, ídolo do Flamengo e agente dos meninos.

Jovens com Guilherme Siqueira, Sávio e Marcos Marinho, que também agenciam Filipe Luís — Foto: Arquivo Pessoal
Jovens com Guilherme Siqueira, Sávio e Marcos Marinho, que também agenciam Filipe Luís — Foto: Arquivo Pessoal

O ex-atacante tem a parceria do ex-lateral Guilherme Siqueira e de Marcos Marinho na empresa You First Sports, que trabalha também com Filipe Luís. Também catarinense e cria do Figueirense, o lateral-esquerdo é uma das referências de Eduardo e Peterson no futebol.

Além do zelo com a parte psicológica por tudo que aconteceu com Vitor, Sávio e seus pares usam a proximidade com exemplos bem-sucedidos no mundo da bola para indicar caminhos. Os dois garotos assinaram contrato com três anos de duração e multa de 50 milhões de euros (R$ 316 mi).

– Estipulamos um planejamento de carreira muito bem trabalhado e executado. Ficamos felizes em ver essa primeira realização. Claro que é apenas um início, mas ficamos felizes por ver as coisas acontecendo.

Eduardo e Peterson têm treinado em casa desde o início da pandemia do coronavírus, ainda em março. Até o momento, o Flamengo voltou apenas com as atividades no sub-20, mas a tendência é que o sub-17 retorne aos trabalhos em setembro. A CBF já confirmou o calendário de competições para a categoria.

Fonte: GloboEsporte