Jornal Povo

Político de Caxias suspeito de ser chefe de grupo de extermínio é alvo de operação na Baixada

A Polícia Civil faz, na manhã desta terça-feira, uma operação contra o político de Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense, Danilo Francisco da Silva, o Danilo do Mercado (PR), suspeito de ser chefe de um grupo de extermínio e de mandar matar dois homens em junho deste ano. Os agentes da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) cumprem oito mandados de busca e apreensão. Os investigadores estão na casa de Danilo Mercado, que chegou a ocupar o cargo de vereador na Câmara Municipal de Caxias até abril de 2020, mas voltou a ser suplente quando Serginho Corrêa (MDB) reassumiu o mandato.

Segundo as investigações, a ação desta terça-feira é resultado de uma investigação que apura as mortes de Isaaque Almeida de Lima e Alex Silva de Bem e a tentativa de assassinato de Fernando Leandro da Silva, no dia 6 de junho deste ano, na Rua João Pinheiro, no bairro Parque Santa Lúcia.

De acordo com o delegado Moysés Santana, o político Danilo do Mercado teria mandado matar o trio após o grupo criminoso ao qual ele é ligado tentar comprar um terreno de uma das vítimas. O homem teria se recusado a fazer negócio com o parlamentar e passou a ser ameaçado de morte. No dia do crime, homens armados passaram na rua e executaram a vítima, que estava com amigos.

Nas investigações, a DHBF descobriu que os assassinos fazem parte de um grupo de extermínio que age em toda a Baixada Fluminense. Ainda de acordo com os investigadores, Danilo é o chefe do grupo.

O Jornal Povo ainda não conseguiu falar com a defesa do político. A Câmara de Vereadores de Duque de Caxias ainda não se pronunciou.