Jornal Povo

Crivella anuncia adiamento da reabertura de teatros, cinemas e casas de eventos no Rio

O prefeito do Rio Marcelo Crivella anunciou na tarde deste domingo o adiamento por 15 dias da reabertura de cinemas, teatros e casas de eventos na cidade, seguindo a recomendação de especialistas do comitê científico da prefeitura. A fase 6 do plano de retomada estava prevista para ocorrer ainda hoje.

O plano de retomada da prefeitura considera sete indicadores básicos, como ocupação de leitos e variação de notificação e casos, para que as fases sejam autorizadas. Dos sete, seis estão com sinal verde para a fase 6, que prevê liberação de cinemas, teatros, museus, casa de shows e competições esportivas com 1/3 de capacidade. Entretanto, o indicador de notificações de Síndrome Gripal (SG) ainda não é favorável.

A prefeitura, no entanto, admitiu que a fase 6 pode vir a ser liberada mesmo com os casos de Síndrome Gripal acima dos 10 mil. O comitê entende que o aumento desses casos é normal, e há muitos jovens entre os notificados, o que representa menos risco.

— Esse índice de SG é novo e observamos que há muitas notificações duplicadas ou erros por parte dos laboratórios privados, que vamos precisar apurar. Então, pode ser que a fase 6 seja liberada mesmo com a quantidade de notificação acima dos 10 mil — explicou Patrícia Guttman,superintendente de epidemiologia da Secretaria municipal de Saúde.

Além disso, atividades previstas para serem retomadas na fase 5 do plano de reabertura, como pontos turísticos e eventos de negócio, só voltaram a funcionar nesta semana, com um atraso em relação a previsão inicial. Com isso, a próxima fase só pode ser iniciada após o impacto da atual ser medida.

Para a fase 6 ser liberada, o plano diz que, no acumulado das duas semanas anteriores ao dia de autorização, as notificações de SG sejam se no máximo 10 mil. Entretanto, neste domingo o painel apontava 15.891 notificações, 59% acima do mínimo necessário. O dado é, inclusive, maior que os 14.583 observados no último dia 31, quando começou a fase 5.

Na opinião dos especialistas do comitê científico, o município deve permanecer pelo menos mais duas semana na fase atual, antes de evoluir para a autorização de centros culturais.

O médico Sylvio Provenzano, ex-diretor do Cremerj, é membro do comitê científico. Na reunião deste domingo ele não pôde comparecer, mas concorda com adiamento da fase 6.

— Não houve fase aberta sem todos indicadores favoráveis anteriormente — afirmou o médico.

Durante o anúncio, o prefeito fez um apelo aos jovens para que respeitem as medidas de segurança e distanciamento social. A cidade tem registrado semanalmente cenas de aglomeração em bares com consumidores sem máscaras.

— Faço um apelo para os jovens não se aglomerarem. Temos visto cenas de aglomeração na Barra e no Leblon. Às vezes falta sentimento de altruísmo e responsabilidade social ao carioca, mas precisamos entender que a carga viral baixa é o maior patrimônio da cidade hoje. Com isolamento e medidas de higiene, vamos manter assim — disse Crivella.

Fonte: Jornal Extra