Jornal Povo

Guedes poupa militares e Tarcísio e mira artilharia em Rogério Marinho

O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem direcionado sua artilharia no titular do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, na guerra interna no governo sobre a manutenção ou não do teto de gastos, regra que impede que as despesas da União cresçam acima da inflação.

Em conversas com aliados e interlocutores durante o último fim de semana, o chefe da equipe econômica atribuiu apenas a Marinho a ofensiva para convencer Jair Bolsonaro a furar a regra do teto para gastar mais em obras públicas que possam dar vitrine eleitoral ao presidente.

A um interlocutor, Guedes afirmou que Marinho defende gastar mais em obras para dar ganhos eleitorais não só a Bolsonaro, como ao próprio ministro do Desenvolvimento Regional, que teria pretensão de disputar o governo do Rio Grande do Norte em 2022. Marinho diz ser candidato apenas a ser um “bom ministro”.

Nos bastidores, Guedes disse que, ao contrário do propagado, conta com o apoio, na defesa do teto, do titular da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e até do chefe da Casa Civil, general Braga Netto, ambos apontados por alguns como ministros “fura tetos”.

Escolha

Para a equipe econômica, Bolsonaro terá de decidir entre prorrogar o auxílio emergencial ou gastar mais com obras, pois não há espaço fiscal para ambos. Guedes defenderá prorrogar o auxílio, com discurso de que isso rende mais frutos políticos ao presidente do que as obras.

A equipe econômica, porém, prega que o auxílio seja apenas uma “travessia” para o Renda Brasil, como o governo chamará o Bolsa Família após reformulação, a partir de 2021. “O Renda Brasil que vai garantir a reeleição do presidente”, disse ao Jornal Povo um secretário de Guedes.

Interlocutores do chefe da equipe econômica lembram que a melhora na popularidade no presidente na recente pesquisa Datafolha se deve principalmente ao auxílio emergencial. Por isso, tirá-lo agora sem uma compensação teria impacto direto na avaliação de Bolsonaro.

Fogo amigo

Como a coluna noticiou no fim de semana, Guedes nega qualquer possibilidade de deixar o governo. A interlocutores, o ministro disse que não há qualquer mal-estar com Bolsonaro e atribuiu as críticas e ataques a “fogo amigo” de integrantes da ala desenvolvimentista do governo.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.