Jornal Povo

Odair vai ao CT do Fluminense para fazer novo exame de Covid-19, mas não comanda treino

Após ser impedido de comandar o Fluminense na vitória sobre o Inter no último domingo por suspeita de Covid-19, o técnico Odair Hellmann fez novo exame nesta segunda-feira e aguarda o resultado para saber se está liberado para trabalhar no jogo desta quarta, contra o Bragantino, em São Paulo, pela 4ª rodada do Brasileirão. Ele até agora não relatou ter apresentado qualquer sintoma da doença, apesar do teste positivo realizado no último dia 9.

Odair esteve no CT Carlos Castilho nesta segunda, mas não comandou treino. Foi apenas para realizar o novo exame e voltou para casa para aguardar o resultado, que está previsto para sair nesta terça. Caso o teste dê não reagente, o treinador poderá estar à beira do campo na próxima rodada.

No caso de ainda testar positivo, Odair já terá cumprido os dez dias de isolamento contados a partir da data do último teste positivo, realizado no dia 9, conforme estabelecido pela CBF na atualização do protocolo. Dependerá, portanto, de liberação da CBF. Mas, em tese, só poderia viajar para São Paulo na quarta-feira, dia da partida.

Uma falha de comunicação entre Fluminense, CBF e o Hospital Albert Einstein fez o técnico chegar a ir ao Maracanã no último domingo com esperança de comandar o time, mas acabou impedido em razão de um resultado positivo de um teste realizado no dia 9 de agosto.

O Fluminense só tomou conhecimento do resultado positivo no domingo. Tanto que Odair foi pego de surpresa, precisou deixar a concentração e fez a preleção por vídeo, com auxílio de Maurício Dulac, que comandou o time.

A CBF, por sua vez, afirmou que o resultado do exame do técnico foi disponibilizado pelo sistema do Hospital Albert Einstein desde as 11h32 de quinta-feira, dia 13/08. O exame, porém, havia sido realizado visando a condição de treinador e jogadores para a partida do dia anterior, contra o Palmeiras. E na mesma quinta-feira, o Flu fez um outro exame no técnico, para o jogo de domingo, cujo resultado deu negativo.

A reportagem fez os seguintes questionamentos à CBF:

  1. Por que o resultado do exame feito no dia 9 só saiu no dia 13? É o prazo normal ou houve algum tipo de atraso?
  2. Outra dúvida com relação a isso: foi apenas o resultado dos exames do Odair que saiu no dia 13 ou isso também aconteceu com o elenco do Fluminense?
  3. Se o resultado leva mais de 72 horas para sair, de que adianta fazer 72 horas antes do jogo? Sem o resultado, por que foi permitido que o Odair comandasse o time diante do Palmeiras?
  4. O Flu diz que fez outro exame no Odair no dia 13. E teria dado negativo. Por isso ele foi até o Maracanã. Se o novo protocolo diz que os clubes podem fazer os exames em outros laboratórios que não o Einstein, por que q a CBF não aceitou o resultado negativo do Odair e o impediu de comandar o time ontem?
  5. O Fluminense disse que o Odair volta contra o Bragantino, na quarta (19). O jogo é fora do Rio de Janeiro. Se precisa estar em isolamento, como ele vai se deslocar?

A CBF respondeu o seguinte:

“A CBF esclarece que o teste positivo para o Covid-19 do técnico Odair Hellmann, realizado pelo Hospital Albert Einstein, foi disponibilizado ao Fluminense no dia 13 de agosto, às 11h32, no sistema de divulgação de resultados oficial do hospital para os clubes. No caso do Albert Einstein, o sistema é do hospital e os médicos dos clubes têm acesso aos resultados. Agora, como alguns usarão laboratórios locais, o sistema passa a ser de cada unidade. Na última semana, a CBF atualizou o protocolo de saúde das competições para melhorar em questões que precisavam de ajustes. As medidas buscam a maior segurança sanitária possível no cenário atual da pandemia”