Jornal Povo

Botafogo enfrenta líder Atlético-MG por primeira vitória no Brasileirão e para evitar tabu negativo

A cambaleante largada do Botafogo neste Campeonato Brasileiro ligou o sinal de alerta em General Severiano. Após empatar com Bragantino e Fortaleza — o jogo diante do Bahia foi adiado —, o Alvinegro enfrenta o líder e invicto Atlético-MG, hoje, às 21h30, no Nilton Santos, para dar respiro e ao mesmo tempo encerrar um tabu incômodo: quando não conseguiu vencer nas três primeiras rodadas da competição, lutou contra o rebaixamento ou caiu para a Série B.

O pior início em pontos corridos foi em 2004, quando o Botafogo retornava à Série A. Ao todo, foram seis empates e cinco derrotas antes do primeiro triunfo, que só aconteceu na 12ª rodada. Posteriormente, terminou na 20ª colocação em um torneio de 24 equipes.

Outro ano de começo ruim para o Alvinegro ocorreu em 2009. Os três empates e as duas derrotas nas rodadas iniciais geraram uma crise que reverberou por todo o campeonato. O Botafogo finalizou o Brasileirão na 15ª colocação, mas viu o fantasma de rebaixamento de perto. Foi salvo pelo brilho de Jobson reta decisiva.

Em 2014, quando foi rebaixado, obteve dois empates e uma derrota no início. Após o duelo de hoje, o Botafogo tem na sequência Flamengo e o Internacional. É vencer o Atlético-MG para evitar problemas no futuro.

O técnico Paulo Autuori tem duas dúvidas na escalação. Pedro Raul retornou aos treinos na segunda-feira, após se recuperar da Covid-19, e deve ficar no banco para Matheus Babi. Sem Victor Luis, Danilo Barcelos e Guilherme Santos disputam a vaga na lateral-esquerda.

Fonte: Jornal Extra