Jornal Povo

‘Onda de frio histórica’ chega ao RJ nesta quarta com ventania; veja a previsão

A ‘onda de frio histórica’ que avança pelo Brasil começa a dar as caras no RJ nesta quarta-feira (19). A temperatura vai cair pelo menos 10 graus já nas próximas 24 horas.

Enquanto no Sul do país há a previsão de neve, no Grande Rio, por enquanto, o prognóstico é de muito vento — mas a chuva que vem por aí poderá ser forte.

Ainda não é possível prever se o recorde de frio do ano será batido. A mínima de 2020 foi em 27 de maio, com 10,7°C na Vila Militar. O inverno chegou perto, com 12,1ºC, dia 3 de agosto, também na Vila Militar.

Na manhã desta quarta, foi registrado um pico de vento de 46 km/h, mas as rajadas podem chegar a 60 km/h ao longo da tarde. Continua quente: a máxima bate 34°C.

Em Petrópolis, o vento derrubou uma réplica do 14-Bis. O “avião” estava preso ao pedestal com uma madeira amarrada com um arame e tombou. Ninguém se feriu.

Réplica do 14 Bis caiu após ventos fortes em Petrópolis; operação de manutenção é realizada na tarde desta quarta — Foto: Lucas Machado/Inter TV RJ
Réplica do 14 Bis caiu após ventos fortes em Petrópolis; operação de manutenção é realizada na tarde desta quarta — Foto: Lucas Machado

A ventania é o “cartão de visitas” da frente fria. Nesta quinta (20), já sobre o RJ, fará a temperatura desabar. Os termômetros não devem passar de 24°C, com chuva fraca a moderada a qualquer hora.

Chuva forte na sexta

A temperatura segue em declínio à medida que a massa de ar frio avança. Há alerta de chuva forte na sexta-feira (21) e no sábado (22), com ressaca no mar.

O fim de semana deverá ter a tarde mais fria do ano — no sábado, a máxima prevista é de 19°C.

A chuva diminui a partir de domingo (23), e o sol deverá voltar aos poucos na segunda-feira (24).

Resumo

  • ?️ Quarta: Sol, nuvens; 34°/19°C
  • ? Quinta: Nuvens, chuva; 24°/18°C
  • ? Sexta: Nuvens, chuva; 21°/16°C
  • ? Sábado: Nuvens, chuva; 19°/15°C
  • ? Domingo: Nuvens, chuva; 21°/15°C
  • ? Segunda: Sol, nuvens, chuva; 23°/15°C
Máxima desta quarta será de 34ºC — Foto: Cristina Boeckel/G1
Máxima desta quarta será de 34ºC — Foto: Cristina Boeckel

Fonte: G1