Jornal Povo

Botafogo se mantém fiel a sua estratégia, vence a primeira no Brasileirão e tira Atlético-MG da liderança

Um dos fatores mais bonitos do futebol brasileiro é a sua imprevisibilidade. O Botafogo vinha de dois jogos sem vitórias e enfrentava um líder Atlético-MG com três triunfos seguidos. O astro Keisuke Honda foi poupado e tudo indicava um desastre ontem, no Nilton Santos. Faltou, porém, combinar com os atletas do elenco carioca.

A vitória por 2 a 1 simboliza como partidas não são decididas antes de a bola rolar e que não existe apenas uma forma de jogar futebol. Luiz Fernando, sempre criticado pelos torcedores, e Caio Alexandre foram os autores dos gols decisivos de uma equipe que soube se defender e atacar no momento certo.

As estatísticas não mentem. O Atlético-MG dominou a partida, teve mais posse de bola (74% a 26%) e maior número de chutes a gol (30 a 10). Mas pecava na hora de concluir. A sensação era de que os comandados de Jorge Sampaoli iriam marcar a qualquer momento, mas esbarravam nas finalizações ruins, nos milagres de Gatito Fernandez e na trave.

RI Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2020 Botafogo X Atletico Mineiro pelo Campeonato Brasileiro no Engenhao Luis Fernando marca gol Foto Antonio Scorza/ Agencia O Globo
RI Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2020 Botafogo X Atletico Mineiro pelo Campeonato Brasileiro no Engenhao Luis Fernando marca gol Foto Antonio Scorza/ Agencia O Globo Foto: ANTONIO SCORZA

Já o Botafogo guardou na única grande chance que teve. Contra-ataque em velocidade, arrancada do jovem Luis Henrique e conclusão de Luiz Fernando na pequena área. Ponto para Autuori, que não escondeu qual postura seu time adotaria.

O placar poderia ser maior se o gol de Bruno Nazário não fosse anulado pelo VAR — Matheus Babi tocou com a mão na bola. Felizmente, outro contra-ataque permitiu Caio Alexandre ampliar. No fim, Igor Rabello descontou.

Fonte: Jornal Extra