Onda histórica de frio que chegou ao Brasil na última quinta-feira (20) preocupa dermatologistas. O ressecamento na pele provocada pelo clima se torna ainda mais comum.
A onda histórica de frio chegou essa semana, provocando neve na Região Sul do país chegando o registro de temperatura abaixo de zero ao longo da noite de ontem e hoje, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, podendo haver uma queda de menos 15 graus na temperatura. A queda de temperatura ocorre do Norte ao Sul do país.
Conversamos o Dermatologista, Tiago Silveira Lima, e ele nos orientou sobre o ressecamento na pele causa mais comuns nesse tempo. “No inverno, com a umidade do ar baixa, e temperaturas mais frias levam à diminuição na transpiração corporal e produção de oleosidade e fatores de hidratação naturais da pele. Isso tudo faz com que a pele fique mais seca. Além disso, nesta época, é comum tomarmos banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.Tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeita ao ressecamento no inverno. O clima frio e seco pode deixá-las com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para o dermatologista, para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações corporais mais profundas, além disso, investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios em longo prazo”, conclui o especialista. Outras dicas incluem: beber bastante líquido, evitar banhos muito quentes e longos, além de excesso de sabonete, usar um bom hidratante imediatamente após o banho, ingestão de alimentos ricos em luteína (como gema de ovo, laranja, pêssego, mamão, brócolis, repolho, couve-flor). Outra dica para quem não gosta de passar cremes na pele, é o uso do hidratante “in shower”, que pode ser usado durante o banho, e a pele já sai hidratada após secagem com a toalha, evitando a sensação de pele lubrificada que ,muitos não gostam!
Dr. Tiago Silveira tem graduação em Medicina pela Universidade do Federal de Juiz de Fora (UFJF) e residência médica em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
https://www.instagram.com/drtiagosilveiradermato/
https://www.tiagosilveira.med.br/
Texto : Douglas Arantes / Edição : Mingos Lobo
Imagens : internet site uol