Jornal Povo

Fernanda Ontiveros defende criação de central de formação profissionalizante em Japeri

A médica Fernanda Ontiveros, pré-candidata a prefeita de Japeri pelo PDT, defende a criação de uma Central de Formação Profissionalizante na cidade, a fim de contribuir com o crescimento e geração de mais empregos naquela região.

Na prática, essa Central de Formação Profissionalizante incentivaria o jovem japeriense e o daria perspectivas de crescimento, o que afetaria positivamente o desenvolvimento do município. Japeri hoje tem um déficit no ensino técnico e na falta de oportunidades dentro da cidade para os jovens que moram nela, fazendo com que muitos deles busquem seu primeiro emprego em cidades vizinhas.

“Com a instalação desse Centro de Formação Profissionalizante, nossa Sociedade e principalmente nossos Jovens que tanto buscam sua qualificação profissional e seu “primeiro emprego”, estariam com certeza, sendo realmente valorizados pela gestão de nossa Cidade e assim, colaborando para o Crescimento e Desenvolvimento de que nossa Japeri tanto precisa”, disse.

Fernanda também diz que há uma necessidade urgente de se valorizar os empresários locais. Isso faria com que Japeri se tornasse um local atrativo para a implantação de outras empresas de pequeno, médio e grande porte.

“Vejo também, a necessidade de se valorizar e incentivar os empresários de nossa cidade, para que os mesmos tenham comprometimento em priorizar e oferecer oportunidades aos nossos Munícipes que estejam qualificados e formados, para o seu “primeiro emprego” e também, na questão de nossa Japeri, se tornar um polo atrativo para que novas empresas e empreendimentos se sintam atraídos em se instalar em nosso Município, absorvendo a “Mão de Obra” qualificada e formada, ao invés de darem oportunidades, na sua maioria dos casos, aos profissionais de outras localidades, tendo em vista a ausência desses perfil em nossa cidade”, completou.

A importância do ensino técnico

Só no estado do Rio, são 1,3 milhão de pessoas desempregadas. De acordo com dados do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), os cursos técnicos são fundamentais para driblar o desemprego e colocação no mercado de trabalho. O paradigma de que os cursos técnicos serviam apenas para jovens que não conseguiam passar no vestibular foi quebrado com o passar do tempo, e hoje as empresas contratam pessoas capacitadas tecnicamente e que ganham até mais do que quem tem ensino superior. E mesmo com esse dado importante, apenas 6% dos jovens que estão no ensino médio fazem curso profissionalizante.